3. O coeficiente de solubilidade de certo sal é de 30 g/ 100g. Assinale a alternativa que indica corretamente a solução que será formada se adicionarmos 22 g desse sal em 100 g de água e agitarmos convenientemente:
a) Saturada.
b) Insolúvel.
c) Saturada com corpo de fundo
d) Solúvel
e) Insaturada.
4. Calcule a concentração comum, em g/L, de uma solução que contém 24 g de NaOH dissolvidos em 0,5 L de solução.
a) 17 g/L
b) 28 g/L
c) 33 g/L
d) 48 g/L
e) 120 g/L
5.O cloreto de alumínio (AlCl3) é muito reativo, e pode explodir em contato com a água durante a hidratação. Qual a concentração molar ou molaridade, em mol/L, de uma solução contendo 2670g de cloreto de alumínio em 0,5L de solução? (Dados: Massa Molecular AlCl3= 133,5g/mol)
a)100 mol/L b) 80 mol/L
c) 60 mol/L d) 50 mol/L
e) 40 mol/L
Respostas
Resposta:
- 3) E
- 4) 48g/L
- 5) E
Explicação:
- 3) A quantidade de soluto fornecido para realização da formação da solução é de 22g, e de solvente é de 100g. Como foi dado o coeficiente de solubilidade (30g/100g), podemos observar que a solução que será formada não irá EXCEDER o valor do coeficiente, portanto, proporcionando a solubilização total do sal. REPRESENTAÇÃO MATEMÁTICA: 22/100<30/100.
Além disso, por que as demais estão erradas ? Vamos lá
- A) O Conceito de saturado quer dizer que o Coeficiente de solubilidade foi excedido (maior do que o normal) e isso não ocorreu com a solução.
- B) Como a maioria dos sais são SOLÚVEIS em água, que é um composto POLAR, essa afirmativa torna-se bem vaga, pois não sabemos de que sal está se referindo e, o coeficiente de solubilidade fornecido demonstra que esse tal pode ser solúvel caso seu coeficiente não seja excedido.
- C) Como o coeficiente não foi excedido, não seria possível isso ocorrer.
- D) O termo "Sóluvel" está em relação ao SOLUTO e não a solução (SOLUTO + SOLVENTE), por isso não faz sentido afirmar isso sobre a SOLUÇÃO em sí.
- 4) É bem simples. Para calcularmos a Concentração comum (C= M(g)/V(L) só iremos jogar os dados fornecido no enunciado para fórmula, ficando.
C = 24g/0,5L --> C = 48g/L
Além disso, ha uma macete bem simples para se trabalhar com valores decimais como divisores, onde podemos transforma-lo em uma fração e realizar a conta bem mais rápido.
C = 24g ÷ 1/2 --> C = 24g x 2/1 --> C = 48g/L.
No caso, foi aplicado uma propiedade da fração que, ao dividirmos um valor por uma fração, invertemos o denominador e o numerador e realizamos uma multiplicação.
1/2 vira 2/1.
- 5) Para calcularmos a concetração molecular, devemos saber quanto Mol's existe nessa quantidade de soluto. Para isso, iremos dividir a massa por quantidade de uma molécula, ficando desta forma:
Mol = M(g)/M.Molecular --> Mol = 2670/ 133,5 --> Mol = 20 mol.
Agora, como já foi nos fornecido o volume da solução (0,5L), podemos jogar na fórmula e realizarmos a conta bem simples.
C.molar = Mol/V(L) --> C.molar = 20/0,5 --> C.molar = 40mol/L.
As demais questão erradas por não bater com a conta :).
Bom, acho que já basta.
Qualquer dúvida, é só me chamar. Bons estudos :))
Olá, boa noite!
Questão 03
Se o coeficiente de solubilidade desse sal é de 30g/100g (sal/água), então, esse é o ponto de saturação, como a quantidade colocada foi menor que essa, a substância ficará insaturada.
Letra (e)
Questão 04
Letra (d)
Questão 05
Letra (e)
Espero ter ajudado.
Bons estudos! :)