O professor Julio leciona para alunos do 5º ano do ensino fundamental. Como o tempo dele em cada sala é de apenas 50 minutos semanais, o professor divide suas aulas ao longo do mês em:
Aula 1) atividades no laboratório de informática.
Aula 2) pesquisa-ação realizada em grupos de quatro alunos.
Aula 3) aula expositiva seguida de ditado.
Aula 4) teste avaliativo escrito.
Além disso, nos meses em que o professor tem uma quinta aula, são realizadas aulas expositivas, sempre seguidas de um ditado. Ocorre que, logo no início do ano, Alberto, um aluno de uma das classes onde o professor Julio leciona, comportou-se de maneira indevida durante a prática do trabalho em grupo. O professor, após chamar-lhe a atenção por algumas vezes, pediu que o aluno se encaminhasse à secretaria da escola e ali permanecesse já que não estava colaborando com seu grupo de pesquisa-ação.
Na secretaria, Alberto foi colocado no sofá da sala de espera. Em meio ao "entre e sai" frenético daquele ambiente, o aluno permaneceu "de castigo", enquanto interagia com algum dos funcionários da escola e com outros alunos que estavam próximos à janela da sala, esperando o momento de jogar bola durante a aula de educação física.
No mês seguinte Alberto voltou a criar problemas justamente na aula do professor Julio dedicada aos trabalhos de pesquisa em grupo. A situação se repetiu nos meses seguintes, e agora outros alunos demonstram um comportamento similar ao de Alberto.
Seu desafio consiste em analisar a situação descrita e apontar o que há de errado na prática educadora, uma vez que o aluno em questão está disseminando um mau exemplo de comportamento para outros alunos de sua classe. Escreva um parágrafo apontando objetivamente em que o professor Julio, ou a escola como um todo, está errando com Alberto. ps
Respostas
Bem, neste caso é interessante que Alberto desenvolvesse um processo de aprendizagem e avaliação de forma mais inclusiva.
O processo de avaliação democrático, deve auxiliar no desenvolvimento cognitivo do aluno, o incluindo e não o diferenciando dos demais.
Deste modo, é importante que o método de avaliação democrática esteja sempre em proximidade com as escolas novas e os novos métodos de didática, onde o professor apresenta o conteúdo e o aluno o assimila, não sendo mais o educador o pilar principal na transmissão, devendo o aluno está inteirado nesse processo.
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
(Ainda que os alunos não dominem os conteúdos da análise do comportamento aplicada à educação, é esperado que os mesmos percebam em uma situação prática aquilo que depois compreenderão de maneira mais aprofundada com o suporte teórico adquirido pelo estudo desta Unidade de Aprendizagem.)
Existem pelo menos dois erros a serem considerados no exemplo apresentado neste Desafio. Em primeiro lugar, o ambiente da secretaria não favorece a mudança de comportamento do aluno. Na verdade, o fato de sentir-se livre, inclusive para interagir com outros colegas pode transmitir ao aluno a ideia de que seu mau comportamento é compensando com a liberação de uma atividade a qual ele talvez não tenha interesse. Em segundo lugar, o fato de que o mau comportamento do aluno é reiterado nos meses subsequentes deveria servir de alerta ao professor. A tática não funcionou bem e portanto outras ações educativas deveriam ter sido tomadas.
Explicação: