• Matéria: História
  • Autor: Ant20
  • Perguntado 7 anos atrás

1) Durante a guerra fria, o estudioso francês Raymond Aron [1905-1983] teria dito a seguinte frase: "guerra improvável, paz impossível". Foi ele quem nomeou esse período de guerra fria. Explique a afirmativa de acordo com o contexto do período

2)observe a fotografia, leia sua legenda e depois responda às questões.

A) qual é a relação da imagem com a guerra fria?
B) quais foram os desdobramentos ambientais e políticos que a bomba nuclear ocasionou na guerra fria e nós dias atuais?

Anexos:

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
19

1 -

A frase ilustra o "espírito" da Guerra Fria, que colocava como rivais ideológicos os Estados Unidos e a União Soviética.

A guerra era improvável pois as duas potências contavam com um amplo arsenal de armas nucleares, além de contar com os dois exércitos, marinhas e aeronáuticas mais poderosos do mundo, de modo que uma guerra direta entre ambos destruiria completamente a ambos.

A paz era impossível, contudo, pois os dois sistemas precisavam, para funcionar plenamente, da hegemonia global completa, de modo que os socialistas e capitalistas jamais poriam fim à Guerra Fria enquanto a hegemonia clara de um dos dois lados não fosse inevitavelmente estabelecida.

2 -

A - A imagem é a explosão de uma bomba atômica, armamento cuja a existência (e controle por ambos os lados) tornava uma guerra direta extremamente perigosa, sendo, em certo sentido, a razão da guerra ter sido "fria".

B - Ambientalmente houve destruição de territórios (áreas de teste) e poluição nuclear, com contaminação de ar, solo e água, enquanto que politicamente criou um mundo polarizado, em que os dois blocos disputavam, indiretamente, a influência política e econômica sobre o mundo.

Perguntas similares