Respostas
Resposta:
Explicação:
Existem diversos tipos de enzimas, as quais seguem critérios específicos para sua classificação, como pode ser visto a seguir:
1. Oxidorredutases: Catalisam reações do tipo oxidação-redução, isto é, realizam transferência de elétrons nesse tipo de processo. São exemplos disso as desidrogenases.
2. Hidrolases: Associam-se a moléculas de água, acelerando reações de quebra de ligações covalentes. Podem ser citadas como exemplo as peptidases.
3. Ligases: São capazes de criar novas moléculas por meio da união de outras já existentes por meio de hidrólise ou oxidação. As sintetases são um exemplo desse tipo de enzima.
4. Isomerases: Modificam uma molécula sem que seja necessária a presença de outra. Funcionam como mediadoras na conversão de substâncias isoméricas. Neste caso, as epimerases podem ser consideradas um exemplo.
5. Transferases: Podem transferir grupos funcionais entre duas moléculas. As quinases são um exemplo desse tipo de enzima.
6. Liases: Removem moléculas de água, amônia e gás carbônico, através da quebra de ligações covalentes. As descarboxilases são um exemplo dessas enzimas.
Devido a esses aspectos, as enzimas também são utilizadas na fabricação de vários itens, substituindo produtos químicos e melhorando os processos industriais. A partir disso, há menor impacto ambiental e maior qualidade desses produtos. Nesse sentido, destaca-se a Novozymes, empresa de referência em biossoluções de enzimas, atuando em diversos segmentos: alimentos e bebidas, bioenergia, agricultura, biofarmacêutica, papel, têxtil, entre outros.