O conjunto de medidas pelas quais o governo reúne receitas e realiza despesas é chamado de política fiscal. Ao empregar tal política, o governo vislumbra cumprir com eficiência três funções econômicas, consideradas essenciais, quais sejam: (a) a função de estabilizar a nível macroeconômico; (b) a função de redistribuir a renda; e (c) a função de alocar recursos.
MONTEIRO, Daniela Carla; DIAS, Diego Figueiredo. Economia do Setor Público. Maringá: Unicesumar, 2019.
A partir do enunciado acima e das ideias que ele transmite é possível compreender que:
I. Quando o governo pretender corrigir as distorções do mercado, que o instrumento de política econômica mais adequado a se empregar é a política fiscal.
II. Quando o governo quiser propiciar crescimento econômico ou estabilidade econômica, que um relevante instrumento para atingir tais objetivos é a denominada política fiscal.
III. A política fiscal pode ser chamada de política de gastos e receitas do governo e que a mesma pode ser tanto de caráter expansionista quanto contracionista.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
respondido por:
4
A alternativa 3) é a correta.
A politica fiscal e econômica são ações macroeconômicas de intervenção estatal, geralmente desestabiliza o mercado e dificulta a produção pelos pequenos e médios empresários.
A macroeconomia é a parte da economia que está encarregada de analisar e examinar toda a estrutura e o funcionamento econômico de um órgão que está em uma determinada região.
Desta maneira, a macroeconomia também se torna capaz de analisar e avaliar a politica econômica adotada em grandes escala, a exemplo de uma país inteiro.
lilianesoutofagundes:
Alternativa E cfe livro pags. 21 e 23
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás