O melhoramento genético da cultura do milho é pronunciado ao ponto da cultura ser modificada geneticamente para se defender das pressões ambientais que podem depreciar sua produtividade. Ademais, as modificações genéticas, essencialmente pautadas na técnica de transgenia, permitem ao agricultor reduzir custos com a aquisição de insumos tradicionalmente usados para o controle de pragas ou doenças que afetariam a cultura, caso a mesma não contasse com este tipo de tecnologia. Considerando melhoramento genético da cultura do milho e a realidade das transgenias, assinale a alternativa que apresenta o nome de uma tecnologia transgênica comumente usada no milho.
Respostas
A transgenia é compreendida como uma técnica de biotecnologia, que consiste na inserção de genes específicos em vetores (como bactérias), que serão capazes de serem inseridos em milhos.
Estes genes apresentam a capacidade de aumentar a produtividade e a quantidade de milhos a serem produzidos, além de aumentarem em tamanho e outras características que aumentam o valor de compra, embora possam fazer mal a saúde dos individuos, o que levanta questões éticas.
Resposta:
Milho BT
Explicação:
O milho BT é o milho que recebeu genes da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt). A planta geneticamente modificada que possui essa característica expressa proteínas inseticidas a determinados grupos de insetos, a exemplo da ordem Lepidóptera, da qual fazem parte: Lagarta-do-cartucho-do-milho. Broca-do-colmo.
Evitando assim aplicações de inseticidas na cultura do milho, pois a planta já tem tecnologia responsiva para combater esses ataques.
Alternativa 1:
Crispr- CAS9.
Alternativa 2:
Milho BT.
Alternativa 3:
Hibridação.
Alternativa 4:
Edição Genética.
Alternativa 5:
Milho Convencional.