Respostas
Resposta:
Etéreo ou Etérea é um adjetivo da língua portuguesa que significa relativo ao éter, que tende a ser volátil ou fluído. Também possui um significado figurado, referindo-se ao que é sublime, celeste ou delicado.
Normalmente, este adjetivo é usado para descrever trabalhos artísticos (artes plásticas, fotografias, filmes, poesias e etc).
Resposta:Etéreo é um adjetivo masculino. O termo vem do Latim aether, do Grego aither, que significa “ventos altos, ar puro e brilhante, o céu”, mais o sufixo latino –eus, que indica “feito de, que tem o aspecto de, que tem a natureza de”
O que é Etéreo: O significado de Etéreo é o que é particular, próprio ou relativo ao éter, é a característica do que tem a tendência de ser volátil ou fluído.
O termo em feminino de etéreo é “etérea”. O plural do termo é “etéreos”.
Em inglês, etéreo é traduzido como “ethereal”.
No sentido figurado, etéreo pode abordar o sentido de celeste, ao que é considerado divino, não fazendo parte (que está além) da existência material.
Além disso, etéreo, também no sentido figurado, ainda pode se referir ao que é delicado, sublime, puro.
Nesses dois casos, geralmente se exemplifica com trabalhos artísticos, como o caso de poesias, fotografias, entre outros. Isso quer dizer que há algo divinal ou tão puro naquele determinado elemento, não podendo ser algo de origem da terra ou que não é material.
Exemplo: “Ficamos deslumbrados com aquela etérea pintura.”
Etéreo também pode abranger aquelas experiências ou sensações que fazem com que uma pessoa sinta uma elevação espiritual, algo sobrenatural, que beira a positividade, que supera as expectativas.
Por exemplo: “Poderíamos ficar admirando por horas esta etérea paisagem.”
Basicamente, se o termo etéreo estiver associado com a religião, seu significado pode indicar algo que não pertence à terra, mas sim à Deus, aos deuses e ao espaço celeste.