O modo de produção capitalista se desenvolveu pelo processo de compra e venda de mercadorias, a força de trabalho se tornou uma mercadoria. O operário se torna mais _____________ quanto mais riqueza produz, quanto mais _____________ a produção em poderio e em extensão. O operário converte-se em mercadoria cada vez mais _____________ à medida que cria mais mercadorias. O valor crescente do mundo das coisas determina a proporção direta da _____________ do mundo dos homens. O trabalho produz não só mercadorias; se produz a si mesmo e ao operário como mercadorias e o faz na proporção em que produz as mercadorias em geral.

SIKORSKI, Daniela; CUNHA, Maria Cristina Araújo de Brito. Questão Social na Contemporaneidade. Maringá: Unicesumar, 2016.

Diante do exposto, assinale a alternativa que preencha as lacunas corretamente.
Alternativas

Alternativa 1:
Pobre, aumenta, barata, desvalorização.


Alternativa 2:
Rico, aumenta, barata, desvalorização.


Alternativa 3:
Pobre, diminui, barata, desvalorização.


Alternativa 4:
Pobre, aumenta, cara, desvalorização.


Alternativa 5:
Pobre, aumenta, barata, valorização.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
9

Alternativa 1:

Pobre, aumenta, barata, desvalorização.

O modo de produção capitalista atual, infelizmente, mesmo com o advento de Direitos Humanos e Leis Trabalhistas, ainda baseia-se na ideia do trabalhador como uma "mercadoria", uma vez que quanto maior o lucro das organizações, mais pobre será o trabalhador, que terá um repasse menor.

Isso se baseia na logística de um mercado extremamente competitivo, que tende a se manter, principalmente com as políticas neoliberais adotados pelos mais desenvolvidos do mundo.

Perguntas similares