Uma empresa que faz a coleta de resíduos municipais, está propondo um programa de prevenção a acidentes de trabalho em suas empresa. Dos 907 dias de absenteísmo ocorridos nas filiais, a que representou maior número de afastamento foi a Filial de Águas Límpidas com um total de 263 dias de absenteísmo. Para a empresa houve um prejuízo de aproximadamente R$ 37.650,79.
Respostas
O complemento da questão pede o seguinte:
O prejuízo da empresa (em reais) é uma variável:
Alternativa 1: Qualitativa ordinal.
Alternativa 2: Qualitativa nominal.
Alternativa 3: Quantitativa discreta.
Alternativa 4: Quantitativa contínua.
Alternativa 5: Qualitativa e quantitativa.
A variável Prejuízo, por apresentar valores (dinheiro), é quantitativa, e por ser apresentada através de números decimais e não apenas números inteiros, é contínua.
Variável é a característica de interesse que é medida em cada elemento da amostra ou população. Podem ser classificadas como:
Variáveis Quantitativas: podem ser medidas em uma escala quantitativa, ou seja, apresentam valores numéricos.
- Discretas: características mensuráveis que podem assumir apenas um número finito ou infinito contável de valores e, assim, somente fazem sentido valores inteiros. Exemplos: número de filhos, número de cigarros fumados por dia.
- Contínuas: características mensuráveis que assumem valores em uma escala contínua (na reta real), para as quais valores fracionais fazem sentido. Usualmente devem ser medidas através de algum instrumento. Exemplos: peso (balança), altura (régua).
Variáveis Qualitativas: características que não possuem valores quantitativos, mas, ao contrário, são definidas por várias categorias.
- Nominais: não existe ordenação. Exemplos: sexo, cor dos olhos, doente/sadio.
- Ordinais: existe uma ordenação. Exemplos: escolaridade (1º, 2º, 3º graus), estágio da doença (inicial, intermediário, terminal).