• Matéria: Biologia
  • Autor: camilladias12
  • Perguntado 9 anos atrás

um estudante afirmou que a respiraçao nao passa de um processo de combustao, semelhante ao que ocorre quando queimamos lenha, por exemplo. critique a afirmaçao do estudante, explicando uma diferença importante entre esses dois processos.

Respostas

respondido por: allisonvargas
3
O estudante está equivocado ao fazer tal afirmação. É correto dizer que o processo de combustão possui como produto o dióxido de carbono, mesmo produto da respiração celular, sendo que os dois geram energia. No caso celular e mitocondrial, a energia é química e armazenada em uma molécula denominada trifosfato de adenosina, enquanto na lenha a energia liberada (processo exotérmico) é térmica e luminosa. 

A questão é que a respiração celular não liberará energia através de interação de gases com o corpo, assim como faz a lenha (e só é necessário o fogo para chegar ao nível da Energia de Ativação da reação). Nas mitocôndrias a energia será gerada pelo passar de íons pelas proteínas presentes nas membranas dessas organelas (citocromos) e pelos complexos proteicos. No caso, o gás oxigênio só é necessário para a diminuição da concentração de íons H+, que, como sabe-se, diminuem o pH e geram acidez, nada bacana para compostos proteicos. Logo, esse O2 forma água para a elevação do potencial Hidrogeniônico.
respondido por: joao123684
1
 No processo de combustão como resultado da respiração celular temos a produção de moléculas de ATP, que armazenam energia em suas ligações químicas. A energia não é toda dissipada como em uma combustão.No fogo a lenha geração de calor para os processos de queima e secagem em cerâmicas vermelhas, realizada pela combustão de hidrocarbonetos, é em síntese, a oxidação de carbono e hidrogênio com oxigênio, produzindo como resultado a liberação calor e a produção de gases de combustão, vapor de água e material particulado.
Perguntas similares