Respostas
Resposta:
O comensalismo é uma relação entre espécies diferentes em que um organismo alimenta-se de restos de alimento deixados por outro.
O mutualismo é uma relação ecológica, entre indivíduos de espécies diferentes, em que todos os envolvidos são beneficiados. Pode ser obrigatória ou não.
Comensalismo
O comensalismo é uma relação entre famílias de seres distintas, na qual um dos seres é beneficiado e o outro não é afetado. Como exemplo, temos a rêmora, um peixe que se fixa no corpo do tubarão, e assim é transportada por ele e, ainda, aproveita os restos de sua alimentação, sem prejudicá-lo. Para a rêmora, essa relação é vantajosa e, para o tubarão, é indiferente.
Mutualismo
No mutualismo, ambos os seres são beneficiados, estabelecendo-se uma relação de dependência para a sobrevivência de ambos.
Os liquens são exemplo de mutualismo, ou seja, não são um tipo de organismo, e sim uma associação mutualística entre certas algas e fungos. Os fungos protegem as algas e fornecem a esses organismos água, sais minerais e gás carbônico. As algas, por sua vez, fazem a fotossíntese e, assim, produzem parte do alimento consumido pelos fungos.
Outro exemplo de mutualismo é a relação entre o boi e os microrganismos que vivem em seu sistema digestório. O boi é um animal herbívoro, isto é, alimenta-se de plantas; porém, seu organismo não consegue digerir a celulose, um tipo de açúcar presente nas células vegetais.
O boi só consegue obter energia desse alimento graças aos microrganismos que vivem em seu sistema digestório. Para tais microrganismos, essa relação também é vantajosa, pois eles se abrigam no sistema digestório do animal e obtêm alimento.