QUESTÃO 1- Candida Tobin nasceu na inglaterra na década de 1920 e começou os seus estudos musicais na Academia Real de Música (a mesma que estudou Keith Swanwick). Ela defendia que a disciplina de música deve ser tratada como outras disciplinas, não se espera que os professores de matemática e ciência sejam cientistas ou matemáticos, necessariamente. Da mesma forma, ela se concentrou em um sistema simples o suficiente para que todos os professores, em sala de aula, possam ensinar música a um bom nível, mesmo que não sejam necessariamente instrumentistas. Em que se baseia esse método?
a. Este método é baseado na utilização de estímulos visuais para criar associações com os sons
b. Este método é baseado na utilização de estímulos sonoros para criar associações com a música
c. Este método é baseado na utilização da dança para criar associações com os sons
d. Este método é baseado na utilização do teatro para criar associações com a música
Questão 2 - O professor e pesquisador em educação musical Edwin Gordon desenvolveu a metodologia chamada de "Teoria da Aprendizagem Musical" (Music Learning Theory). Este norteamericano é um dos mais importantes investigadores da atualidade sobre a Psicologia e Pedagogia da Música publicando trabalhos importantes sobre o tema desde de 1971. Seu trabalho não consiste em um método para ensinar música, mas em uma teoria sobre como as crianças aprendem música, o estudo das aptidões musicais, teoria da aprendizagem da música, ritmo e movimento e para o desenvolvimento musical em bebês e crianças pequenas. Ele criou o conceito do ensino da _________, que é a junção do conceito da _________ e da ___________. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Escolha uma:
a. audiação, audição, compreensão
b. musicação, música, compreensão
c. teorização, teoria, audição
d. musicalização, audição, música
Questão 3 - O método Suzuki utiliza, tradicionalmente, alguns procedimentos que se justificam por sua identidade com o aprendizado informal da língua materna, EXCETO:
a. Repetições constantes.
b. Integração de linguagens artísticas, ensino baseado no ritmo, no movimento e na improvisação.
c. Oferecimento de oportunidades para a criança tocar em público, individualmente e em grupo.
d. Estímulo à habilidade de memória e à execução “de ouvido”.
Questão 4 - assinale a alternativa correta:
a. Os trabalhos de Dalcroze e Willems destacam--se no cenário da educação musical por seu pioneirismo no uso de recursos tecnológicos no ensino.
b. Metodologias de educação musical elaboradas na primeira metade do século XX caracterizam-se pela preocupação em romper com processos lineares de ensino, buscando a exploração de novas sonoridades no ensino de música.
c. De modo geral, na segunda metade do século XX, o foco das propostas de educação musical deslocou-se do âmbito da performance para incluir atividades de composição e improvisação musical.
d. Tendências de educação musical da primeira metade do século XX provocaram a necessidade de exploração de formas alternativas de notação musical, assentadas na estética contemporânea.
Questão 5 - Edgar Willems nasceu na Bélgica, foi aluno de Dalcroze e desenvolveu seu trabalho musical e pedagógico na Suíça. Realizou pesquisas e experiências na área da infância, a percepção, a sensorialidade e as relações da psique humana e a música. Willems não dizia que tinha criado um método, mas sim uma ordenação construtiva. Porém essa ordenação influenciou e influencia diversas outras metodologias, inclusive no campo da musicoterapia.
Sua preocupação em contribuir para o desenvolvimento humano e artístico, em sua totalidade, engloba atividades voltadas a desenvolver a imaginação, memória e percepção musical utilizando o canto coral, teoria musical, a prática instrumental e harmonia. Inicialmente, Edgar Willems coloca uma premissa muito clara e importante: "Para a educação musical ser eficaz, é necessário tomar cuidado com a base desde o início, o ____, ____, ____, ______." Willems diz que para começar a trabalhar todos esses aspectos devem ser levados em conta que a criança vem com poderes inatos e musicais, como a escala diatônica e o ritmo (ritmo biológico). Escolha a alternativa que complete corretamente as lacunas.
a. som, ritmo, melodia, harmonia
b. som, melodia, altura, compasso
c. ritmo, harmonia, altura, divisão
d. melodia, harmonia, altura, compasso
Respostas
respondido por:
4
questão 5:resposta correta: a. som, ritmo, melodia, harmonia
eufaçomúsica:
questão1 - A
Perguntas similares
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás