• Matéria: Geografia
  • Autor: Perrom
  • Perguntado 7 anos atrás

qual relação a revolução industrial, ocorrida na Europa, teve com a extração de latex no Brasil?​

Respostas

respondido por: nikolascintrapdqom7
4

Explicação:

Embora haja registros anteriores a respeito do potencial de comercialização do látex brasileiro, foi a partir de 1879 que a exploração, de fato, começou. Um dos principais pontos responsáveis por levar o produto a momentos de glória, foi a Revolução Industrial na Europa.

Extração de látex

Com o surgimento de um processo industrial chamado de vulcanização, foi possível eliminar impurezas, ampliando os usos. Através dele, o uso da borracha passou a ser viável em pneus de automóveis, motocicletas e bicicletas, além da fabricação de solas de sapato, mangueiras e correias.

Antes disso, entre o final do século XVIII e início do século XIX, o uso da borracha dava os primeiros saltos na Europa. Em 1770 foi criada a borracha para apagar grafite. Em 1803, em Paris, foi fundada a primeira fábrica de produtos de borracha. Ademais, o elástico foi criado pelo inglês Thomas Hancock em 1839.

Sendo a Inglaterra o berço da Revolução, aproximadamente 40% de toda a produção de látex brasileira era exportada para o Reino Unido, por consequência, as quantias eram pagas em libras esterlinas, aumentando o valor do produto amazônico.

Mais um ponto relevante, é que ao final do século XIX a indústria automobilística, ainda que muito recente, começava a se expandir. Tanto as famílias mais abastadas, quanto as empresas desejavam adquirir o meio de transporte que estava em voga. Por ser matéria prima dos pneus, a borracha era muito requisitada pelas fábricas dos Estados Unidos.

Perguntas similares