Respostas
Resposta:
Biomassa é um termo que tem um significado a nível ecológico e outro a nível de produção de energia. A nível energético, este tipo de energia resulta da decomposição de materiais orgânicos – esterco, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos, folhas e galhos, etc. – que são mais tarde transformados, diretamente ou indiretamente (quando é apenas um meio para a produção) em “produtos energéticos” – biogás (metano), bioetanol, biodiesel, óleo vegetal, lenha, carvão vegetal, turfa, entre outros.
A utilização da biomassa é na realidade algo que começou nos primórdios da história, quando o ser humano começou a dar uso à utilização do fogo (queima de materiais orgânicos) como fonte de luz e calor. Mais tarde, com o desenvolvimento industrial, a queima de materiais orgânicos era até produtora de energia mecânica (através da evaporação da água). Este tipo de energia é cada vez mais rentável e ecológica, e têm-lhe sido dados novos usos.
É necessário ainda fazer uma distinção entre a biomassa e os combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás natural). Apesar de ambos derivarem de materiais orgânicos, o tempo de renovação da biomassa torna-a num recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.
Este tipo de energia tem ganho algum destaque/relevância nos últimos anos, tal como a generalidade das fontes energéticas alternativas, devido à situação econômica e ambiental do planeta derivado das fontes energéticas não renováveis, mostrando ser uma possível solução.
Explicação:
...