As crianças passam por uma sequência de zonas erógenas, quando a libido (energia sexual) se concentra em diferentes regiões do corpo, à medida que prossegue o desenvolvimento psicológico, caracterizando as fases psicossexuais. Freud descreve cinco fases psicossexuais de desenvolvimento, quais sejam: Fase Oral; Fase Anal; Fase Fálica; Fase de Latência e Fase Genital.
BROTHERHOOD, R. M. LEONEL, W. H. S. Psicologia da Educação. Reimpressão. Maringá-PR: Unicesumar, 2019.
Com base no exposto e em nossos estudos na disciplina de Psicologia da Educação, avalie as afirmativas quanto a fase fálica:
I. A fase fálica ocorre no primeiro ano de vida.
II. Nesta fase a criança descobre os órgãos genitais e descobre que eles proporcionam prazer.
III. É comum, na concepção de Freud, que nesta fase ocorram os complexos, de Édipo para o sexo masculino e o de Electra para o sexo feminino.
IV. A fase fálica é caracterizada pelo surgimento do período denominado por Freud de período de latência, entendido como um declínio da sexualidade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e lll, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, Ill e lV, apenas.
Alternativa 5:
I, ll, lll e lV.
Respostas
As alternativas II e III estão corretas.
A fase fálica acontece a partir dos três anos.
Para a psicanálise a fase anal é a que o neto está vivenciando.
Podemos observar que a teoria da psicanálise baseada nesse contexto foi desenvolvida por Freud, desta forma, a criança voltou a urinar na cama por não ter a concepção delimitada sobre o uso de suas necessidades.
Nesse período, a criança passa a possuir controle sobre as suas atividades, ou seja, há um descobrimento maior sobre suas funções do corpo.
Por isso, é importante que haja uma comunicação da avó e dos pais com a criança, é preciso que haja um treinamento esfincteriano, assim como uma orientação para a eliminação e retenção na hora adequada, delimitando o espaço onde ela deverá urinar e fazer suas necessidades básicas.
Resposta:
Explicação: