Respostas
Resposta:
Os ossos longos são aqueles que possuem comprimento maior que a altura. Exemplos típicos são os ossos do esqueleto apendicular (membros) - úmero, rádio, ulna (todos nos braços), tíbia, fíbula, fêmur (pernas) e falanges (dedos). ... São os ossos do crânio e das cinturas - escápula, ossos do quadril.
Explicação:
O osso (do latim ossu) é cada uma das peças formadas por tecido rígido que compõe os esqueletos dos vertebrados.[1] O conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto, que sustenta o corpo e serve de apoio para os músculos, permitindo, assim, o movimento, principalmente pelo princípio da alavanca. Certos conjuntos de ossos protegem alguns órgãos internos, como o crânio, que protege o cérebro.
Nem todos os animais vertebrados possuem ossos em seu esqueletoː por exemplo, o tubarão possui esqueleto exclusivamente cartilaginoso.
Os ossos também possuem relação com o metabolismo do cálcio, e a medula óssea está relacionada com a formação das células do sangue. O estudo dos ossos chama-se osteologia. O esqueleto humano adulto tem normalmente 206 ossos com sua identificação própria, mais um número variável de ossos sesamoides (pequenos ossos de diversas partes do corpo – o nome faz alusão à semente de sésamo, pela semelhança no formato).
Resposta:
Não
Explicação:
A falange é um osso longo. Os ossos longos são aqueles nos quais o comprimento excede a largura e a espessura.