Me ajudem-.
7-Oque é difusão facilitada?
8- Qual é o papel das permeasis?
9- Caracterize osmose
10- Na osmose qual é o sentido da água?
11- Oque acontece com as células animal e vegetal quando mergulhadas em soluções:
a) Hipotonica
b) Hisotonica
c) Hipertonica
12- Diferencie plasmolise e deplasmose
13- Explique o mecanismo de transporte ativo da leova de sal
Respostas
Explicação:
7- Difusão facilitada, também chamada de difusão mediada por carreador ou uniporte é uma modalidade de difusão em que não ocorre gasto de energia. O transporte ocorre a favor do gradiente de concentração ( do meio mais concentrado para o menos concentrado).
8- As permeases são proteinas transportadoras que participam no processo de difusão transmembranar a favor do gradiente de concentração, atuando sobre aminoácidos e carboidratos, facilitando a passagem de certas substâncias que, por difusão simples, demorariam muito tempo para atravessar a membrana de modo a igualar as concentrações. Esse processo é particularmente comum no movimento da glicose, de alguns aminoácidos e vitaminas e alguns íons.
9- Osmose é um processo físico em que a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável (permite somente a passagem das moléculas de água). ... Na osmose, o processo se finaliza quando os dois meios ficam com a mesma concentração de soluto (isotônico).
10- A osmose é o movimento de água que ocorre dentro das células através de uma membrana semipermeável.
11- As células vegetais possuem a membrana plasmática e também a parede celular.
Assim: células vegetais mergulhadas em ambiente hipotônico (por exemplo água destilada) terão aumento do tamanho dos vacúolos e do volume citoplasmático.
As células ficarão túrgidas mas a parede celular impede a lise celular — turgidez.
As células plasmolisadas mergulhadas em solução hipertônica perdem água, diminuem o tamanho dos vacúolos sem alteração do volume celular.
Retração do citoplasma — plasmólise.
Em meio isotônico, não há alteração no volume intracelular da hemácia.
12- Plasmolise: A plasmólise é a retração do volume das células vegetais e animais por perda de água. Este fenômeno dá-se quando a célula é colocada em meio hipertônico, ou seja, quando o meio exterior é mais concentrado que o citoplasma e a célula perde água.
Deplamólise: Deplasmólise é o fenômeno], isto é, quando a célula plasmolisada é colocada em um meio hipotônico, ela retorna ao seu volume original. Ou seja, se a célula plasmolisada for retirada da solução hipertônica e colocada em solução hipotônica, ocorrerá a deplasmólise, e a célula voltará ao seu estado normal.
13- Como esses íons conseguem passar pela membrana plasmática por difusão, é necessário que algum mecanismo evite que as concentrações igualem-se. Isso é feito através da chamada bomba de sódio e potássio, um processo em que há perda de energia.Proteínas existentes na membrana plasmática da célula fazem o papel de bomba nesse processo. Essas proteínas capturam o sódio que está no interior da célula e bombeiam-no para fora. Elas também capturam o potássio extracelular e transportam-no para o interior da célula. Dessa forma, há a retirada de três íons de sódio do interior da célula e o transporte de dois íons de potássio em cada ciclo de atividade.