Respostas
Resposta:
Resumo das fases de colonização do continente
Com exceção da Austrália, Nova Zelândia e Havaí, onde o processo de ocidentalização ocorreu em um ritmo mais rápido, a história do contato cultural na Oceania pode ser descrita em cinco fases distintas, mas sobrepostas.
A fase de exploração começou com Magalhães e ainda está acontecendo em partes da Nova Guiné.
Comerciantes e missionários iniciaram suas operações por volta de 1780 até cerca de 1850 (os missionários católicos atuaram muito antes de 1780, mas apenas nas ilhas Marianas). O despovoamento e a agitação política continuaram durante essa fase e foram acompanhados pelo colapso das instituições religiosas indígenas e de estruturas políticas sancionadas pela religião.
Por volta de 1860, fazendeiros, recrutadores de mão de obra e comerciantes iniciaram mudanças decorrentes do deslocamento de grandes segmentos da população masculina por longos períodos de trabalho, a introdução de dinheiro e o desejo por produtos manufaturados ocidentais.
Apesar do controle administrativo estrangeiro, a interferência nas estruturas políticas nativas foi mais direta antes da Segunda Guerra Mundial. Essa fase também testemunhou o aumento na população nativa, seja por causa da melhoria dos serviços médicos, seja pelo aumento do fluxo de ocidentais.
Por fim, a Segunda Guerra Mundial serviu não apenas para acelerar as mudanças já em andamento, como a urbanização e a economia baseada no dinheiro, mas também para estimular outras mudanças.
SUA PESQUISA foi o site em que encontrei o texto
:)