2) As espécies de plantas que habitam o ecossistema são, em
geral, dotadas de adaptações que favorecem a sobrevivência
nesse meio. É comum a presença de folhas pequenas ou
transformadas em espinhos, caules suculentos que
armazenam água, raízes bem desenvolvidas, sendo que
muitas apresentam queda das folhas na estação seca. Alguns
animais possuem hábitos noturnos como adaptação ao meio
onde vivem. O ecossistema descrito é:
A) a Caatinga. B) a Mata Atlântica
C) o Cerrado. Do Pantanal
Saudiolaneeritários
Respostas
Resposta:
A
Explicação:
A caatinga ela é um bioma exclusivamente brasileiro e que apresenta vegetais que se caracterizam pelo climas secos e a pouca quantidade de água armazenando muitas das vezes dentro de algumas vegetações específicas
Caatinga
As plantas da caatinga possuem adaptações ao clima, tais como folhas transformadas em espinhos, cutículas altamente impermeáveis, caules suculentos etc. Todas essas adaptações lhes conferem um aspecto característico denominado xeromorfismo (do grego xeros, seco, e morphos, forma, aspecto).
Duas adaptações importantes à vida das plantas nas caatingas são a queda das folhas na estação seca e a presença de sistemas de raízes bem desenvolvidos. A perda das folhas é uma adaptação para reduzir a perda de água por transpiração e raízes bem desenvolvidas aumentam a capacidade de obter água do solo.
O mês do período seco é agosto e a temperatura do solo chega a 60ºC. O sol forte acelera a evaporação da água das lagoas e rios que, nos trechos mais estreitos, secam e param de correr. Quando chega o verão, as chuvas encharcam a terra e o verde toma conta da região.
Mesmo quando chove, o solo raso e pedregoso não consegue armazenar a água que cai e a temperatura elevada (médias entre 25oC e 29oC) provoca intensa evaporação. Por isso, somente em algumas áreas próximas às serras, onde a abundância de chuvas é maior, a agricultura se torna possível.
Na longa estiagem, os sertões são, muitas vezes, semi-desertos e nublados, mas sem chuva. O vento seco e quente não refresca, incomoda. A vegetação adaptou-se ao clima para se proteger. As folhas, por exemplo, são finas, ou inexistentes. Algumas plantas armazenam água, como os cactos, outras se caracterizam por terem raízes praticamente na superfície do solo para absorver o máximo da chuva.