Os métodos empregados nas análises químicas são ferramentas importantes para se conhecer a composição dos diversos materiais presentes no meio ambiente. É comum, na análise de metais presentes em amostras ambientais, como água de rio ou de mar, a adição de um ácido mineral forte, normalmente o ácido nítrico (HNO3), com a finalidade de impedir precipitação de compostos pouco solúveis desses metais ao longo do tempo. Na ocorrência de precipitação, o resultado da análise pode ser subestimado, porque a) ocorreu passagem de parte dos metais para uma fase sólida. b) houve volatilização de compostos dos metais para a atmosfera. c) os metais passaram a apresentar comportamento de não metais. d) formou-se uma nova fase líquida, imiscível com a solução original. e) os metais reagiram com as paredes do recipiente que contém a amostra.
Respostas
respondido por:
36
A alternativa correta é letra A.
Olá! Podemos dizer que a precipitação no caso , de compostos pouco solúveis, é a passagem dessas substâncias do estado líquido para o estado sólido e a consequente deposição desse material no fundo do recipiente.
Isso é um fator prejudicial para a análise pois os metais não estarão mais dissolvidos na água , e sim separados dela, dando então uma falsa análise das amostras em questão.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás