a) A que se deve a grande riqueza de experiência de vida do burrinho?
b) Qual é o trocadilho (jogo de palavras) com que o narrador se refere à acumulação de experiência e à vida longa do burrinho?
c) Por que a marca de ferro do burrinho era um coração?
d) O narrador é minucioso na descrição do Major Saulo. Explique por que as características físicas do major são apropriadas para a imagem do dono.
(alguém poderia me ajudar ;-;?)
Respostas
a. A riqueza de experiência de vida do burrinho se deve a ter vivido em várias fazendas, tido inúmeros proprietários e vivido todo o tipo de experiência, dos trabalhos mais leves aos mais pesados e desafiadores.
b. Sete-de-Ouros é o trocadilho usado para mencionar a vida longa do burrinho pedrês.
c. A marca de ferro do burrinho era um coração porque os ciganos que o roubaram fizeram-na como forma de disfarçá-lo.
d. A descrição do Major Saulo é de um homem obeso, velho e extremamente sério, adequadas à imagem porque os fazendeiros da época tendiam a ser mais gordos, visto que comiam mais e trabalhavam menos que seus empregados.
Abraços!
Resposta:
a) A riqueza de experiência de vida do burrinho deve-se ao grande número de donos que ele teve, e se reflete nos muitos nomes que recebeu.
b) “Por amos e anos” isto é, por muitos donos com que viveu, e pelos muitos anos de vida.
c) O burrinho chamava-se Sete-de-Ouros, portanto sua marca deveria ser um losango, símbolo ou naipe de ouros no baralho. Mas os ciganos que o roubaram, para disfarçá-lo, marcaram-no com o naipe de copas, que é um coração. Esta questão é bastante difícil e depende de conhecimento externo ao texto: o formato dos naipes do baralho.
d) A imagem resultante da descrição indica a força, a autoridade e o poder do dono de uma fazenda tão grande. O major é tão grande e despropositado quanto seus domínios. Sua figura é misteriosa, infunde respeito e temor
Explicação: