• Matéria: História
  • Autor: NANIKUSTER
  • Perguntado 9 anos atrás

Leia o trecho abaixo extraído do Material de Apoio da disciplina História das Idéias Políticas e Econômicas da UNIMES Virtual e depois responda ao que se pede:

Com efeito, a Carta enfeixava numa só pessoa - o Imperador- a titularidade e o exercício de dois Poderes. De tal sorte que a Lei Maior criava assim um monstro constitucional. Não criava um órgão legítimo, distinto e capacitado, como seria de sua vocação, a promover a harmonia e o equilíbrio dos Poderes; um órgão que pudera ter sido - e nele lhe vislumbramos essa virtude ou possibilidade - o germe de uma espécie de judicatura política, capaz de antecipar na práxis e na teoria, por sua ação, preventiva de controle de conflitos, os tribunais constitucionais a quem o século seguinte entregaria os freios de constitucionalidade. (BONAVIDES, Paulo apud História das Idéias Políticas e Econômicas, Material de Apoio, UNIMES Virtual, P. 63.)
A partir do trecho acima e de o que foi estudado a respeito da política no Primeiro Reinado, pode-se concluir então que:
Escolha uma:
A fundação do Estado brasileiro foi marcada pela instituição de um poder legislativo que se colocava acima dos demais poderes.
A primeira constituição brasileira lançou o princípio fundador de todas as demais constituições que se seguiram.
A fundação do Estado brasileiro foi marcada por um instrumento constitucional que não preservava o equilíbrio dos poderes.
A fundação do Estado no Brasil independente se deu através de uma Constituição que instalou uma ditadura politíca no país.

Respostas

respondido por: teteu1
18
A primeira constituição brasileira lançou o princípio fundador de todas as demais constituições que se seguiram.

teteu1: Desculpa gente, a resposta correta é - A fundação do Estado brasileiro foi marcada por um instrumento constitucional que não preservava o equilíbrio dos poderes.
Perguntas similares