O histórico das políticas públicas aplicadas ao turismo mostra os impactos provocados pelas mudanças de posicionamento dos diferentes governos: à medida que mudam os papéis assumidos pelo Estado, mudam também as formas de sua intervenção na sociedade. (PIMENTEL; PIMENTEL, 2011).
PIMENTEL, Mariana Pereira Chaves; PIMENTEL, Thiago Duarte. A trajetória das Políticas Públicas de Turismo brasileiras 1930-2010. In: XXXV Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro, 4 a 7 de setembro de 2011.
Sobre a atuação do Estado e as principais políticas públicas que marcaram os governos abaixo, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.
I) Era Vargas (1930-1945): foi marcada por forte intervencionismo estatal, voltada ao marketing externo e a promoção e controle da atividade internamente.
II) Populismo (1946-1963): promoção de valores urbano-industriais, nacionalistas e desenvolvimentista, destacando o turismo como a “indústria do século”.
III) Ditadura Militar (1964-1984): marcado pela criação do Plano Nacional de Turismo, e por maior flexibilidade e descentralização das atividades turísticas.
IV) Transição Democrática (1985-1994): a Constituição Federal de 1988 delega a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios o papel de promover o turismo para o desenvolvimento socioeconômico.
V) Governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002): o turismo nacional foi prejudicado devido a desestabilização monetária e o intervencionismo do Estado.
VI) Governo Lula (2003-2010): caracterizado pela criação da Lei Geral de Turismo e promoção de gestão descentralizada por meio dos conselhos e fóruns de turismo.
A V, V, V, F, F, F
B V, F, V, F, V, F
C F, F, V, V, F,V
D V, V, F, V, F, V
E F, V, V, V, F, F
Respostas
I) Era Vargas (1930-1945): foi marcada por forte intervencionismo estatal, voltada ao marketing externo e a promoção e controle da atividade internamente. Verdadeira. A Era Vargas tem como foco transformar a atividade interna do país em um ápice econômico bem estruturado que tenha como foco a impulsão da economia como um todo.
II) Populismo (1946-1963): promoção de valores urbano-industriais, nacionalistas e desenvolvimentista, destacando o turismo como a “indústria do século”. Verdadeira. O populismo não só destaca o desenvolvimentismo como fonte econômica, mas também, dá ao trabalhador bases para que possa realizar o seu trabalho de maneira adequada.
III) Ditadura Militar (1964-1984): marcado pela criação do Plano Nacional de Turismo, e por maior flexibilidade e descentralização das atividades turísticas. Falsa. A Ditadura Militar é marcada pela concentração de poder nas mãos dos militares em todos os sentidos.
IV) Transição Democrática (1985-1994): a Constituição Federal de 1988 delega a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios o papel de promover o turismo para o desenvolvimento socioeconômico. Verdadeira, Ela tem como foco, o papel descentralizador de ações.
V) Governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002): o turismo nacional foi prejudicado devido a desestabilização monetária e o intervencionismo do Estado. Falsa. Vemos uma queda no turismo pela desvalorização monetária do governo e pouca intervenção do Estado.
VI) Governo Lula (2003-2010): caracterizado pela criação da Lei Geral de Turismo e promoção de gestão descentralizada por meio dos conselhos e fóruns de turismo. Verdadeira. O governo lula trouxe uma nova perspectiva nesse ramo.