3. A educadora explica que a BNCC é uma referência nacional obrigatória, mas não se pode confundi-la com o currículo. "O papel da Base serájustamente o de orientar a revisão e a elaboração dos currículos nos estados e nos municípios. Os sistemas podem interagir para que temáticas sejam ampliadas ou especificadas para atender questões regionais, desde que as competências sejam desenvolvidas."
Em miúdos, a BNCC dá o rumo e indica aonde se quer chegar, mas são os currículos que vão definir os caminhos. Independentemente da estratégia curricular, o importante é garantir que um estudante matriculado no segundo ano do fundamental em uma escola pública do interior do Acre, por exemplo, tenha o direito de desenvolver as mesmas competências e habilidades que uma criança da mesma série que frequenta um colégio particular em Curitiba.
Fonte: NOGUEIRA, B. Base Nacional Comum Curricular prevê integração entre conteúdo, formação docente, material didático e avaliações. Estúdio Folha, São Paulo, 8 ago. 2017. Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2017.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está sendo discutida atualmente no Brasil. Um de seus objetivos é integrar os currículos nacionalmente, ou seja, as escolas deverão transmitir conhecimentos semelhantes em todo território nacional. Assinale a alternativa que relaciona adequadamente a proposta da BNCC com a teoria de Durkheim sobre a escola:
a) A proposta de uma base curricular se aproxima das teorias de Durkheim porque coage as escolas a ensinar sempre o mesmo conteúdo.
b) As escolas, de acordo com essa política, exercerão de fato sua função, como definido por Durkheim, a de servirem para reprodução de uma ordem social sem considerar as características próprias de cada local.
c) A escola, para ser nacional, tem de servir para promover o progresso. Por isso, essa proposta se aproxima da concepção de Durkheim sobre a função da escola.
d) Para Durkheim, uma função da escola é a manutenção dos saberes
tradicionais e comuns de um povo. A proposta se aproxima dessa concepção quando propõe uma base curricular comum que vigore em todo o país.
e) A política curricular é coercitiva. De acordo com essa proposta, um currículo será imposto em todo o país. A função da escola é de coagir externamente os indivíduos para que se tornem cidadãos; de acordo com Durkheim, ela deve ser autoritária.
Respostas
respondido por:
32
Letra C.
Uma das teorias da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) que se interage com a visão de Durkheim está presente na visão do progresso, visto que a função social se mostrará eficaz.
Diante disso, as escolas apresentarão um currículo único por mieo da BNCC, todavia apresentarão autonomia suficiente para que se possibilite o exercício dos educadores das práticas pedagógicas de acordo com o contexto socio-espacial.
respondido por:
3
Resposta:
A escola, para ser nacional tem de servir para promover o progresso. por isso. essa proposta se aproxima da concepção de Durkheim sobre a função da escola
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás