• Matéria: Pedagogia
  • Autor: vanderleiaxavipcujqe
  • Perguntado 7 anos atrás

1. Se foi assim com as ciências naturais, com mais forte razão tinha de ser com a sociologia. Os homens não esperaram o advento da ciência social para formar ideias sobre o direito, a moral, a família, o Estado, a própria sociedade; pois não podiam privar-se delas para viver. Ora, é sobretudo em sociologia que essas prenoções, para relembrar a expressão de Bacon, estão em situação de dominar os espíritos e de tomar o lugar das coisas. Com efeito, as coisas sociais só se realizam através dos homens; elas são um produto da atividade humana. (DURKHEIM, 2007a, p. 18).

O processo de institucionalização da sociologia enquanto ciência e
disciplina se deu por meio do estabelecimento de um objeto de estudo e de uma metodologia. Émile Durkheim foi um dos responsáveis por estabelecer ambos. Sobre isso, a afirmação correta a respeito do fato social é:

a) O fato social é o instrumento de análise da sociologia para observar qualquer fato histórico relevante.

b) A sociologia tem como objeto de estudo a relação entre indivíduos e sociedade. Por isso, a análise dos fatos sociais, momentos cruciais da vida social, constituem seu principal objeto.

c) Os fatos sociais, objeto de estudo da sociologia, distinguem-se dos fenômenos orgânicos. São compostos por três características básicas: coercitividade, exterioridade e generalidade.

d) Os fatos sociais são diferentes das coisas sociais. O método
da sociologia propõe uma análise aproximada dos indivíduos, compreendendo os mecanismos pessoais que os levam a reproduzir
sentimentos e emoções únicos.

e) Qualquer generalidade pode ser compreendida como um fato social. A partir do momento em que um fenômeno social se torna recorrente, ele se torna um fato social.

Respostas

respondido por: Ellen9682
17

Resposta:

letra A, não entendo bem de sociologia mais li e reli o texto

Perguntas similares