ENADE 2015 (adaptado)
A Teoria Geral do Emprego do Juro e da Moeda, de 1936, é de longe o trabalho mais influente de Keynes. Ele surge após a recuperação da Grande Depressão, que abalou as economias capitalistas desenvolvidas. O autor afirmava que, a fim de manter o pleno emprego na economia, o governo deveria gerar déficits no orçamento de capital, quando a economia entrasse em recessão e que a baixa atividade econômica de então devia-se ao fato de o setor privado não estar investindo o suficiente.
FEIJÓ, R. História do Pensamento Econômico. 2 ed. são Paulo: Atlas, 2007 (adaptado)
A partir da publicação da obra do pensador britânico, o pensamento keynesiano chocou-se com as ideias neoclássicas da época. Mas levantou questões fundamentais para a reforma do capitalismo após a Grande Depressão. Assina a alternativa que apresente a principal questão levantada:
Alternativas
Alternativa 1:
a defesa do livre mercado, corroborando o ideal da "mão invisível" de Adam Smith.
Alternativa 2:
a defesa do papel regulatório do Estado para minimizar as instabilidades do mercado.
Alternativa 3:
a defesa da adoção de uma política monetária e fiscal restritiva para conter os efeitos da Grande Depressão.
Alternativa 4:
a defesa da suficiência da demanda agregada como garantia do pleno emprego em tempos de depressão econômica.
Alternativa 5:
a defesa de que as as recessões econômicas eram fenômenos temporários e que seriam autocorrigidos pelos mecanismos de mercado.
Respostas
respondido por:
3
É correta a alternativa 2.
A principal divergência teórica entre Keynes e o liberalismo clássico (e entre os neoliberais de hoje e os keynesianos) era sobre qual deveria ser o papel do Estado na economia.
O liberalismo clássico defendia que a economia estaria tão "melhor encaminhada" quanto menos houvesse interferência estatal, enquanto Keynes via na atuação (adequada) do Estado uma condição essencial para a garantia da "vitalidade" da economia capitalista.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás