• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: lucascorrea250
  • Perguntado 7 anos atrás

“Características da empresa e do colaborador
Um consultor nos relata o caso de um profissional com excelente qualificação técnica, grande experiência e profundo senso de responsabilidade, que estava há muito tempo em uma organização. Ele tinha qualificação para ser promovido a diretor mas estava estacionado no posto de gerente. Qual o motivo? Choque cultural, de acordo com o consultor. Tratava-se de uma empresa alemã cujo ambiente de trabalho era circunspecto, silencioso e formal. O temperamento do gerente era oposto. Alegre e expansivo, gostava de contar casos engraçados e de rir, chegando a fazer algumas ironias com a seriedade dos outros. Os diretores viam seu comportamento como imaturo e não confiável. "Não dá para confiar, ele é meio moleque", disse um dos diretores. "É inteligente, muito bem preparado, mas é um pouco fora do padrão."

Diagnóstico do consultor
O consultor apresentou à direção da empresa o diagnóstico de falta de afinidade cultural. Os diretores, segundo ele, concordaram com sua avaliação “com extrema correção e sentido ético” e deixaram-no à vontade para encontrar outra oportunidade para aquele profissional. O consultor assim fez. Encontrou e ofereceu ao gerente um cargo de direção em outra companhia, proposta que ele prontamente aceitou.” (Texto de Flávio Farah). Com base nos conceitos de ética e moral, responder as perguntas abaixo, justificando-as:


1. Conforme texto acima, percebe-se que a empresa não tinha intenção de promover o gerente. A companhia, porém, não o informou desse fato. Foi ética a conduta da companhia?


2. A conduta do Diretor da empresa, recusando a promoção do gerente, foi com base nas normas, princípios e valores da empresa. Apesar do Gerente ser inteligente, bem preparado, com excelente qualificação técnica, grande experiência e um profundo senso de responsabilidade, tinha o pecado de ser alegre e expansivo, de gostar de contar casos engraçados e de rir. Você considera que o Diretor utilizou a moral nessa conduta?

Respostas

respondido por: elamambretti
9

Sobre as "características da empresa e do colaborador":

1. Não foi ética a conduta da companhia. A companhia deveria rever seu comprometimento com valores éticos e morais, considerando a competência de seu funcionário e não aplicando um juízo de valor, afinal a ética inclui a honestidade e a sinceridade em nossas relações, dentro e fora de uma empresa.

2. Sim, o Diretor utilizou para seu julgamento, de um conjunto de valores adquiridos culturalmente, isto é, valor moral, baseando seu comportamento e decisões nos costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.

Bons estudos!

Perguntas similares