• Matéria: Geografia
  • Autor: alejoblanco6090
  • Perguntado 7 anos atrás

Considerando a estrutura econômica brasileira no século XIX e os dados presentes no texto, é CORRETO afirmar que: A enquanto os produtores de açúcar do Nordeste detinham o controle sobre todas as etapas da produção - do plantio da cana até a comercialização com grandes negociantes estrangeiros - os cafeicultores especializaram-se apenas na produção, obtendo com isso grandes lucros. B a alta produtividade - com o decorrente lucro maior do que o obtido pelo açúcar e tabaco - dos cafeicultores paulistas e fluminenses foi resultado da opção de utilizar-se prioritariamente a mão de obra livre e assalariada desde 1850, quando se efetivou o fim do tráfico negreiro para o Brasil. C os cafeicultores eram mais do que simples produtores de café, pois também atuavam em outras áreas econômicas, como a que comercializava o café, o que permitia uma maior circulação interna do capital e uma maior concentração dos lucros nas mãos desses produtores. D a expansão cafeeira, assim como toda a estrutura econômica do Segundo Reinado, seguiu a lógica que estava presente na organização da economia colonial, pois essa atividade não incorporou os avanços tecnológicos oferecidos pela chamada Segunda Revolução Industrial. E a lei Eusébio de Queiroz e a lei de Terras, ambas de 1850, foram decisivas para o avanço da produção cafeeira no vale do Paraíba e no Oeste paulista, pois incentivaram a entrada de imigrantes nessas regiões e democratizaram o acesso à propriedade fundiária de pequeno e médio portes.

Respostas

respondido por: thaynnaba
6

Sobre os quesitos da produção no Brasil, temos que a resposta certa é a: . C os cafeicultores eram mais do que simples produtores de café, pois também atuavam em outras áreas econômicas, como a que comercializava o café, o que permitia uma maior circulação interna do capital e uma maior concentração dos lucros nas mãos desses produtores.

Isso porque no Brasil tivemos grandes períodos de produção tanto do açúcar quando do café.

Nessa época o Brasil era basicamente monocultor em que tínhamos apenas a produção de um único gênero.

Importante notar que assim muitos desse produtos eram vendidos visando o mercado internacional dado seu algo alor fora do Brasil.

espero ter ajudado!

Perguntas similares