Pesquise sobre as seguintes tribos e anote o que se pede na tabela a seguir:
Borari = Região Brasileira = Caracteristicas culturais = Numero atual da população
Munduruku = Região Brasileira = Caracteristicas culturais = Numero atual da população
Tupinambá = Região Brasileira = Caracteristicas culturais = Numero atual da população
Arara Vermelha = Região Brasileira = Caracteristicas culturais = Numero atual da população
Cara Preta= Região Brasileira = Caracteristicas culturais = Numero atual da população
Pfv me ajudem
Respostas
Tribo Boraris é composta por povos indígenas que habitam as regiões próximas às margens Tapajós e Maró-Arapiuns, localizadas no Oeste do Pará, todavia, em decorrência de intervenções realizadas por Padres jesuítas durante a década de 1738, foram aos poucos dizimadas e separadas. Atualmente a população é composta por 1.100 indígenas.
Munduruku é uma tribo indígena localizada em regiões do Pará, Amazonas, além de Mato Grosso, apresenta entretanto dificuldades de sobrevivência diante da extração do ouro, construção de hidrelétricas e de uma grande hidrovia local.
O povo Tupinambá atualmente reside em grande parte no sul do território da Bahia, com aproximadamente quatro mil índios atualmente vivendo nos centros urbanos inclusive.
O povo Arara Vermelha abriga as margens do Rio Iriri, no estado do Pará, contando atualmente com 160 pessoas, onde os meninos e meninas passam por rituais de passagem com a chegada da fase adulta.
O povo Cara Preta, formalmente chamados de Avá-Canoeiro vivem no estado de Goiás, passando por grandes processos de massacre e destruição em decorrência dos conflitos com o homem branco. Estima-se a existência de apenas seis membros dessa tribo.
Resposta:
Povo de tradição guerreira, os Munduruku dominavam culturalmente a região do Vale do Tapajós, que nos primeiros tempos de contato e durante o século XIX era conhecida como Mundurukânia. Hoje, suas guerras contemporâneas estão voltadas para garantir a integridade de seu território, ameaçado pelas pressões das atividades ilegais dos garimpos de ouro, pelos projetos hidrelétricos e a construção de uma grande hidrovia no Tapajós.
Os Arara ficaram famosos por sua belicosidade e pelos troféus que capturavam dos corpos dos inimigos - cabeças para flautas, colares de dentes e escalpos de face. Mas há muito tempo também que sua facilidade de interação com o mundo exterior, e mesmo para a incorporação de estranhos ao mundo nativo chama atenção para outros aspectos de seu modo de vida. A superposição virtual entre a paixão guerreira e a disposição constante para o estabelecimento de relações solidárias e generosas parece ter sido uma marca de um mundo Arara que hoje cede o passo às relações de contato com o mundo dos brancos.
Explicação: