Respostas
Mito 3: somente negros vivem na África
Tendemos a achar seus habitantes sejam exclusivamente negros. Na realidade, o continente é o lar de mais de 1 bilhão de pessoas e a variedade de cores de pele pode surpreender: vai do negro azulado ao branco mais pálido. Uma paleta tão variada deve-se à diversidade de tons de pele da população ancestral e ao grande número de imigrantes da Europa e da Ásia que ali permaneceram desde a época da colonização, ou que, mais tarde, fugiram da perseguição política em seus locais de origem para os países africanos.
Mito 4: a África é habitada por animais selvagens
África desconhecida: 17 mitos que precisam ser derrubados
África desconhecida: 17 mitos que precisam ser derrubados
Programas populares de ciência e desenhos animados costumam afirmar que a África é habitada por animais selvagens que vagam livremente na natureza, e podem até atacar pessoas. O certo é que a maioria dos safáris são feitos no inverno, quando cobras e insetos potencialmente perigosos estão hibernando. Quanto aos animais selvagens, atualmente a grande maioria vive em parques nacionais. Casos de ataques a humanos são extremamente raros e quase sempre ocorrem por violação das regras dos parques, quando os turistas, ao invés de observar os animais, tentam persegui-los ou entrar em contato com os predadores.
Mito 5: apresenta uma elevada taxa de criminalidade
África desconhecida: 17 mitos que precisam ser derrubados
Há a opinião de que na África os turistas estão em perigo, devido ao alto nível de delinquência. Na verdade, o turismo é altamente desenvolvido no continente: só a África do Sul recebe até 1,5 milhão de turistas por ano, e os países africanos estão se tornando um destino turístico popular entre os viajantes. Ao mesmo tempo, o nível de serviço está melhorando muito, assim como as condições para o turismo, mantendo, ao mesmo tempo, a sensação de proximidade com a natureza e o exótico.