• Matéria: História
  • Autor: detcho
  • Perguntado 7 anos atrás

Sobre o processo de independência das colônias africanas iniciado após a Segunda Guerra Mundial, leia e analise o excerto a seguir: Os africanos que participaram da guerra, esperaram que as “promessas” de transformações mais significativas nos seus países, como uma autonomia maior sobre as decisões políticas e econômicas, fossem cumpridas. Como isso não ocorreu, acabaram por insuflar as populações, que mesmo com concretização da presença forçada europeia, não estavam inertes e realizavam uma grande linha de resistência nas suas regiões, fazendo emergir desse contexto o discurso mais duro, que reivindicava autonomia, independência e união africana contra os europeus. MATOS, Dandara Silva. Os Movimentos de Independência em África: Caso de Estudo o Movimento Anticolonialista (MAC). Revista Eletrônica Discente História. Cachoeira, v. 6, n. 11, 2019, p. 79. A partir dessas informações, é correto afirmar que: Alternativas Alternativa 1: as batalhas pela independência de diferentes regiões africanas sob o domínio colonial europeu foi o estopim da Segunda Guerra Mundial. Alternativa 2: os africanos participaram da Segunda Guerra Mundial lutando nos exércitos dos seus colonizadores porque apoiavam a colonização empreendida por eles em África. Alternativa 3: os soldados africanos que lutaram ao lado dos seus colonizadores se revoltaram com as condições em que foram submetidos durante os combates da Segunda Guerra e por isso se revoltaram. Alternativa 4: o desejo de autonomia de muitos antigos dirigentes africanos, sobre os seus territórios, levou os mesmos a se aproveitarem do fato de as potências coloniais européias estarem em guerra na Europa, para então, armar exércitos para colocar fim a colonização em seus países. Alternativa 5: os soldados africanos, após lutarem ao lado dos seus colonizadores contra dominadores nazifascistas, reivindicaram a autonomia sobre os seus territórios na África engrossando os movimentos pela independência, pois não fazia sentido combater só dominadores externos enquanto seus territórios estavam sob domínio dos aliados para os quais lutaram nesta guerra.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
10

É correta a alternativa 5.

A participação africana na Segunda Guerra Mundial, salvo casos específicos como o da África do Sul, não se deu por razões ideológicas de apoio à colonização ou reconhecimento da autoridade europeia, assim como não foi o momento em que as lutas pela independência explodiram, mas sim por interesses políticos locais.

Com o fim da Guerra, a relação de dependência ficava cada vez mais difícil de justificar, e os países que não foram pacificamente libertos pelas suas "metrópoles" passaram a revoltar-se contra a dominação, adquirindo, um após o outro, a sua independência.

respondido por: kirchene633
4

Resposta:

karai que resposta e essa

Explicação:

Perguntas similares