Martinho Lutero (1483 – 1546) foi um dos principais pensadores responsáveis pela Reforma Protestante. Uma de suas principais obras foi as “95 teses” (1517), a qual o teólogo/filósofo fixou na porta da Igreja do castelo de Wittenberg. De acordo com os estudos em torno do tema, assinale a alternativa correta sobre as intenções de Lutero com tal obra: Alternativas Alternativa 1: A obra foi criada no intuito de legitimar a Igreja Anglicana que acabara de surgir. Alternativa 2: As 95 teses de Lutero referem-se à necessidade da Igreja Católica combater o crescimento da Igreja Anglicana. Alternativa 3: Lutero concebeu tal obra para justificar o surgimento de uma nova Igreja dissociada totalmente da Igreja Católica. Alternativa 4: Lutero tinha como principal objetivo reafirmar os dogmas do catolicismo romano buscando a participação da comunidade. Além disso, reformar a Igreja Católica, principalmente quanto à venda de indulgências. Alternativa 5: Lutero tinha como principal objetivo a mudança do voto de castidade de sacerdotes da Igreja Católica Romana. Como os clérigos não respeitavam tal voto, esse comportamento era motivo de escândalo na sociedade da época.
Respostas
Resposta: Alternativa 4: Lutero tinha como principal objetivo reafirmar os dogmas do catolicismo romano buscando a participação da comunidade. Além disso, reformar a Igreja Católica, principalmente quanto à venda de indulgências.
Explicação:
No livro didático, página 90, está assim: [...] pregou na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg um pergaminho, escrito em latim, contendo as suas famosas 95 teses. Teses essas que giravam em torno da venda de indulgências. A intenção de Lutero não foi rebaixar a Igreja ou desestruturá-la, pelo contrário, ele buscou proporcionar um debate acadêmico acerca do assunto, já que era professor universitário (MANOEL, 2011). A intenção dele era de reafirmar os dogmas do catolicismo romano e buscava fazer isso com a participação de toda a comunidade. [...]