Durante a Reforma Protestante, várias vertentes religiosas se delinearam, cada qual contribuindo com um noVo as- pecto da religiosidade crista ocidental. Faça uma pesquisa e destaque aspectos relevante nas ideias de Calvino e Lutero.
Respostas
Resposta:
Durante a passagem do mundo medieval para a Idade Moderna, o conjunto de transformações nas relações de poder é de importante destaque para a compreensão das chamadas Reformas Protestantes. Ou seja, as Reformas Protestantes podem ser interpretadas como uma expressão das contradições da passagem do feudalismo para o capitalismo.
Em toda Idade Média, o grau de intervenção da Igreja era de grande abrangência. O grande número de terras em posse da Igreja concedia uma forte influência sobre as questões políticas e econômicas das monarquias e reinos da época. Além disso, as novas atividades vinculadas à burguesia, principalmente no que se refere à prática da usura (cobrança de juros sobre empréstimo), eram consideradas de natureza pecaminosa.
Sob outro aspecto, a grande prosperidade material da Igreja veio acompanhada de uma verdadeira crise de valores e princípios. O comércio de relíquias sagradas, a venda de títulos eclesiásticos e indulgências eram algumas das negociatas praticadas pelos representantes do clero. Além disso, várias denúncias sobre a quebra do celibato e a existência de prostíbulos para clérigos questionavam a hegemonia da Igreja.
Explicação:
Para os calvinistas, predominava a ideia da predestinação, ou seja, desde o ato de nascer voce ja era decidido se seria salvo ou não. As vitórias em vida ( bom emprego, sorte no amor, conquistas na vida ) eram dicas se voce seria salvo ou não. Por esse modo de pensamento tal religião ganhou vários adeptos, entre eles mercadores e população rica em geral, por estas estarem destinadas a salvação.
Para lutero, predominava a livre interpretação da bíblia e a desburocratização dos modos de pregar, tendo ele traduzido a bíblia do latim para o alemão. Além disso suas ideias tiveram certo apoio da nobreza local, que ajudaram na publicação das suas 95 teses, que embasaram o luteranismo. Entre elas uma fundamental era de que o ato principal para salvação era a fé do indivíduo.