Até meados do século XIX, o ensino universitário da ciência na Grã-Bretanha não estava orientado para os interesses dos industriais, que tinham ganho a liderança da sociedade britânica. Antes daquela data, o ensino universitário da ciência estava inspirado pelos mercantilistas de um período anterior ao desenvolvimento social da Grã-Bretanha. Sob sua influência, a astronomia era o ramo da ciência física de maior prestígio, porque a segurança da navegação dependia do conhecimento astronômico e o sucesso do comércio marítimo dependia da segurança da navegação. O prestígio da física nas universidades britânicas não ultrapassou o da astronomia até que a importância do industrialismo ultrapassou a do mercantilismo."
SINGER, P. O capitalismo: sua evolução, sua lógica e sua dinâmica. 8 ed. São paulo: Moderna, 1987.
A partir do fragmento de texto, com caráter motivador, sobre a relação da ciência na história econômica, avalie as afirmações a seguir.
I. O avanço das forças produtivas alcançado pelo capitalismo industrial é resultado tanto do fomento da atividade científica como da estreita interligação dos laboratórios com as fábricas.
II. Os estudos científicos são financiados porque alguém acredita que eles podem ajudar a alcançar algum objetivo econômico. No caso do mercantilismo era a expansão mundial a ideologia motivadora para os estudos científicos.
III. O ciclo de retroalimentação entre ciência, império e capital foi o principal motor da história econômica nos últimos 500 anos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa 5
Explicação:
I, II e III
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás