1. A primeira fase da literatura modernista caracterizou-se pelo primitivis-
mo, isto é, pela busca de elementos que caracterizam o Brasil primitivo.
pouco conhecido, advindo tanto da floresta quanto de seu passado his-
tórico. Esse primitivismo se manifesta em Macunaíma como resultado
de uma profunda pesquisa do autor sobre a fauna, a flora, o folclore, as
lendas e os mitos da cultura brasileira.
a. Que elementos da fauna e da flora podem ser observados no texto?
Justifique sua resposta com exemplos.
b. Como se manifestam os elementos míticos, sobrenaturais e mágicos
no texto? Justifique sua resposta com exemplos.
Respostas
a- Nós vemos que no texto "Macunaíma" romance escrito por Mário Andrade, a flora e a fauna estão presentes em todo o enredo. Podemos ver isso pelos trechos que narram cenas com rios, árvores, animais como pássaros, onças, jacarés. Vemos que por ser um romance naturalista, ele traz presente tanto a fauna (conjunto animal presente na natureza) quanto a flora (conjunto vegetal presente na natureza).
b-Podemos ver que no texto existem elementos místicos pois a história transforma tanto sol e lua em deuses. Na história vemos o casamento do sol que nos mostra traços de magia e utopismo, por sabermos que isso não ocorre na realidade.
Resposta:
a) Da fauna, o texto cita aves brasileiras, como a tincuă e a arual, as piranhas, os botos e o mosquitinho de Minas; da flora, cita plantas tipicas da paisagem nacional, como a miosótis e ervas como "timbó de assacu de tingui de cunambi".
b) No texto, os elementos míticos se manifestam por meio de Uiara, do Monstro Ururau e da própria Vel, a Sol, que, na mitologia indigena, é um ser feminino. Os elementos mágicos se manifestam em situações como Macunaíma jogar um ovo nas bochechas da Sol (daí o sol ser amarelo); e também no fato de Macunaíma sair mutilado da lagoa, conse guir sobreviver e ainda matar todos os peixes que ali viviam.