1.a)Explique como se dá a formação de um furacão no hemisfério norte.
b) Explique por que a região do Caribe é cenário frequente da ocorrência de terremotos.
Respostas
a) Furacões são grandes perturbações que ocorrem na atmosfera terrestre, e são formados pela presença dos seguintes fatores: Uma região em que a pressão atmosférica é significativamente reduzida, além de temperatura evidentemente maior quando comparada com a vizinhança.
b) E isso pode ser observado no Caribe quando compreendemos a dinâmica climática do local, caracterizada por temperaturas elevadas e pressão atmosférica menor.
Resposta:
a) A formação de um furacão se dá a partir da combinação de alguns fatores. Inicialmente, a sua origem é impulsionada pelo elevado aquecimento das águas oceânicas, fazendo com que o ar quente e úmido se eleve e entre em contato com o ar frio, que está descendo. Esse contato faz com que se formem ventos fortes. Por causa do movimento de rotação da Terra, esses ventos assumem sentido anti-horário no hemisfério norte e passam a ser levados pela força de massas de ar vindas do oceano, que os carregam por inteiro para outras direções. Ocorre então a formação de um furacão.
b) A ocorrência de furacões é frequente na região do Caribe, sobretudo entre os meses de setembro e outubro, devido ao grande aquecimento das águas oceânicas nesse período, combinado a outros fenômenos atmosféricos, como a entrada constante de massas de ar.