Olá!
Preciso de um resumo ou pelo menos de algum tópico relacionado ao livro Caminhos Cruzados, de Érico Veríssimo.
Obrigada desde já!
Respostas
Resposta:
Contrastes sociais
Em "Caminhos Cruzados", Erico Verissimo nos leva ao cotidiano de vários núcleos de personagens que vivem em Porto Alegre durante a década de 30, e que se encontram revelando profundos contrastes sociais.
Acompanhando personagens ricos e pobres entre um sábado e uma quarta-feira, testemunhamos os excessos de uns e as necessidades de outros; a vaidade de uma "dama caridosa"; as intrigas políticas e a inveja; a proteção de conhecidos, que são favorecidos com empregos; a melancolia de uma vida superficial; entre tantos aspectos das vidas desses personagens. Apesar de parecer, por essa descrição, não é um livro panfletário, mas apenas um retrato de comportamentos.
Aqui, minha personagem favorita é Fernanda, uma pedagoga que trabalha como secretária do dono de uma grande loja e que é a única pessoa com "juízo" em sua casa, aguentando as queixas da mãe e a falta de preocupação do irmão com a vida prática.
O arco mais dramático gira em torno de João Benévolo, que está desempregado e sonha que um grande milagre irá salvar sua família da miséria, enquanto a esposa vê acabar até mesmo o dinheiro que tinham para comer.
Mas os personagens ricos também oferecem muito divertimento, contradizendo com ações aquilo em que dizem acreditar. Bajuladores, cheios de ego, interesseiros, ou apenas vivendo vidas vazias, incapazes de perceber quem está ao seu lado.
Nesse livro, a maioria dos personagens dá desgosto ou incomoda, ao mesmo tempo em que diverte ou faz a gente mexer a cabeça de um lado pro outro, desaprovando o que fazem. Mas muitas das situações descritas ainda são atuais, ainda acontecem, talvez apenas adaptadas ao contexto atual.