• Matéria: Sociologia
  • Autor: andreacarvalho32
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia com atenção o fragmento de reportagem a seguir: Desigualdade de renda para de cair no Brasil após 15 anos, e número de pobres cresce, aponta a OSC Oxfam indica que número de pobres cresceu 11% em 2017. Pela 1ª vez em 23 anos, a renda média das mulheres caiu em relação à dos homens, [...] de uma proporção de 72% para 70%; Número de pobres cresceu 11% em 1 ano, atingindo 15 milhões de brasileiros 2017 (7,2% da população); Rendimentos do trabalho dos 10% de brasileiros mais ricos cresceram 6% de 2016 para 2017; já entre os 50% mais pobres, a renda caiu 3,5%; Rendimento médio do 1% mais rico é 36,3 vezes maior que o dos 50% mais pobres; A diferença salarial entre negros e brancos também aumentou: em 2017, negros ganhavam em média 53% dos rendimentos médios de brancos, ante 57% em 2016; Volume de gastos sociais no Brasil retrocedeu ao patamar de 2001; Pela 1ª vez desde 1990, o Brasil registrou alta na mortalidade infantil, que subiu de 13,3, em 2015, para 14 mortes por mil habitantes em 2016. [...] Disponível em: acesso em: 10 jul. 2019. A partir dos indicadores apontados acima e, dos estudos realizados acerca da questão social na contemporaneidade, analise as afirmativas a seguir: I - No processo de constituição de sua hegemonia, o Estado não pode desconsiderar por completo as necessidades/interesses das classes dominadas, como condição mesma de sua legitimação; a incorporação destas necessidades se dá de forma subordinada. II - O Serviço Social emerge e se afirma em sua evolução como uma categoria voltada para a intervenção na sociedade. A cisão entre trabalho intelectual e manual desenvolve-se à medida que se aprofunda o capitalismo. III - A pauperização acentuada determina um ambiente fértil à emergência de utopias, de inconformismos que são potencialmente ameaçadores à ordem vigente. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I apenas. Alternativa 2: III apenas. Alternativa 3: I e II apenas. Alternativa 4: II e III apenas. Alternativa 5: I, II e III apenas.

Respostas

respondido por: Matheusieti
8

A alternativa 5 está correta.

O serviço social parte da proteção e respaldo aos indivíduos que são prejudicados pelo sistema estabelecido em nosso país, assim como a falta de investimentos em setores importantes, como educação, economia, segurança, alimentação e até mesmo saneamento básico.

Sabendo disso, o profissional do campo de assistência social, vem contribuindo para o fim das desigualdades, essas que surgem em primeiro lugar por questões sociais como apresentamos no parágrafo acima, e, por isso se faz necessário a atuação do assistente social nesse campo, fornecendo respaldo para essa camada da sociedade.


guidtytauane3: certo suas respostas Pg 125 (I) Pg 126 (II) e Pg 127 (III) Questão Social na Contemporaneidade
Perguntas similares