Respostas
A influências do ceticismo se destaca pelo questionamento tanto às filosofias que alegavam ter descoberto a verdade, como as filosofias de Aristóteles, de Epicuro e dos estoicos, quanto às que negam a possibilidade de encontrá-la, como a dos Acadêmicos.
Após as traduções no século XVI, dos escritos de Sexto, pensador que viveu entre os séculos II e III e da tradução latina das Hipotiposes Pirrônicas, os argumentos clássicos do ceticismo se difundiram, deixando um legado de discussões epistemológicas que foi de grande relevância para o surgimento e desenvolvimento da filosofia moderna.
Foi uma reflexão ativa na Reforma e Contra-Reforma, como critérios de verdades, conduzindo muitos teólogos e filósofos à uma produção acadêmica inovadora.
Na filosofia iluminista foram essenciais na libertação dos dogmas metafísicos, das superstições e tradições religiosas que tinha seus alicerces em ideias utilizavam o raciocínio de verdades imutáveis e absolutas para construir suas ideias.
O Ceticismo é uma das principais abordagens filosóficas do nosso tempo, em que se desconfia de verdades eternas e duradouras. Na nossa cultura ocidental, de maneira geral, democrática e liberal, o desenvolvimento da mentalidade cética é o que favorece o pluralismo e a tolerância.
Bons estudos!