Respostas
Resposta:
Em algumas situações, ele pode causar danos à saúde humana por conta de substâncias tóxicas presentes nas águas em que o animal procria - e que acabam contaminando a carne do salmão. Entre elas, destacam-se os PCBs, poluentes muito comuns na água do mar e que se concentram ainda mais no salmão de cativeiro.
Explicação:
Bifenilos policlorados, conhecidos por PCBs (do inglês polychlorinated biphenyls), são misturas de até 209 compostos clorados. Não existem fontes naturais dos PCBs. Por serem praticamente incombustíveis e apresentarem alta estabilidade e resistência, eles vêm sendo utilizados para diversos fins como fluidos dielétricos em transformadores e condensadores, em óleos de corte, lubrificantes hidráulicos, tintas, adesivos e etc.
Entre os danos à saúde humana, o mais comum é a cloroacne: uma escamação dolorosa que desfigura a pele e que se assemelha à acne. Os PCBs também causam danos nos fígados, problemas oculares, dores abdominais, alterações nas funções reprodutivas, fadiga e dores de cabeça, além de serem potenciais cancerígenos. A criação de medicamentos hormonais que envolvem PCBs em sua produção também podem causar a disrupção hormonal, como no caso do xenoestrogênios em mulheres.
Devido ao grande impacto na saúde, os Estados Unidos baniram a produção de PCBs em 1979. No Brasil, não existem registros da produção de PCBs, sendo todo o produto normalmente importado. Uma portaria interministerial de janeiro de 1981 proíbe a fabricação e comercialização em todo o território nacional, porém, permite que os equipamentos instalados continuem em funcionamento até sua substituição integral ou a troca do fluído dielétrico por produto isento de PCBs. As principais rotas de contaminação por PCBs no meio ambiente são:
Acidente ou perda no manuseio de PCBs e/ou fluídos contendo PCBs;
Vaporização de componentes contaminados com PCBs;
Vazamentos em transformadores, capacitores ou trocadores de calor;
Vazamento de fluídos hidráulicos contendo PCBs;
Armazenamento irregular de resíduo contendo PCBs ou resíduo contaminado;
Fumaça decorrente da incineração de produtos contendo PCBs;
Efluentes industriais e/ou esgotos despejados nos rios e lagos.
Devido à sua grande estabilidade química e à ampla disseminação de produtos contendo PCBs, é comum encontrá-los no meio ambiente devido à descarga dessas substâncias por atividades humanas contaminantes do solo. A contaminação atinge os lençóis freáticos que acabam indo parar nos lagos, rios e oceanos, prejudicando peixes e outros seres vivos aquáticos.Os PCBs também são poluentes orgânicos persistentes (POPs), que se caracterizam por serem altamente tóxicos, por permanecerem no ambiente por muito tempo e por serem bioacumulativos e biomagnificados.
Resposta:
os danos à saúde humana, o mais comum é a cloroacne: uma escamação dolorosa que desfigura a pele e que se assemelha à acne. Os PCBs também causam danos nos fígados, problemas oculares, dores abdominais, alterações nas funções reprodutivas, fadiga e dores de cabeça, além de serem potenciais cancerígenos.
Explicação:
Em algumas situações, ele pode causar danos à saúde humana por conta de substâncias tóxicas presentes nas águas em que o animal procria - e que acabam contaminando a carne do salmão.
PCBs: Bifenilos policlorados, são misturas de até 209 compostos clorados.
Desculpa se a resposta foi muito grande!
Espero ter ajudado.