Leia o trecho a seguir:
Suponhamos, pois, agora, que estamos adormecidos e que todas essas particularidades, a saber, que abrimos os olhos, que mexemos a cabeça, que estendemos as mãos, e coisas semelhantes, não passam de falsas ilusões; e pensemos que talvez nossas mãos, assim como todo o nosso corpo, não são tais como os vemos.
1) Nesse trecho Decartes oferece um dos argumentos mais importantes da história da filosofia. Qual é a função de tal argumento?
A) Duvidar da realidade política
B) Discutir a natureza da memória
C) Refutar os idealistas
D) Questionar a Bíblia Cristã
É) Revisar todo o conhecimento
Por favor, alguém me explica essa questão?
Respostas
O que Descartes quer fazer é revisar todo o conhecimento (alternativa E). O intuito do filósofo dentro das Meditações Metafísicas, um dos seus livros mais famosos, é quebrar toda a epistemologia estabelecida até agora com o intuito de saber o que é verdadeiro e o que é falso. Nesse sentido, ele tenta revisar de onde vem seu conhecimento.
No trecho da questão, o filósofo duvida dos seus sentidos - supondo que eles possam ser somente falsas ilusões. Ele duvida do que acreditamos ser verdadeiro. Isso, é claro, pode acarretar em um ceticismo filosófico - o qual duvida de que possamos conhecer algo.
O intuito de Descartes, contudo, é ter um fundamento para o conhecimento. Esse fundamento precisa ser verdadeiro e sustentar todo o restante de nosso saber. Em particular, sustentar a ciência.
Alternativa E, portanto.