1) "[...] Assim, temos o 'Paradoxo Saussuriano': o aspecto social da língua é estudado através da observação de qualquer indivíduo, mas o aspecto individual somente através da observação da língua em seu contexto social." (LABOV 1991[1972], p. 186 apud SILVA, Daniel Marra da; MILANI, Sebastião Elias. Saussure – As consequências da instituição de um elemento híbrido, a langue, sistema/fato social, como objeto da linguística. In: SIMPÓSIO NACIONAL E INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA, 2., 2011, Uberlândia. Anais... Uberlândia: EDUFU, 2011. v. 2, n. 2. Disponível em: . Acesso em: 14 dez. 2016).
De acordo com as dicotomias saussurianas, os conceitos que se opõem a língua e significante são, respectivamente:
Alternativas:
a)Fala e sintagma.
b)Signo e significado.
c)Fala e significado.
d)Significado e signo.
e)Signo e sintagma.
2) "[...] Assim, em enseignement, enseigner, enseignons etc. (ensino, ensinar, ensinemos), há um elemento comum a todos os termos, o radical; todavia, a palavra enseignement (ou ensino), se pode achar implicada numa série baseada em outro elemento comum, o sufixo (cf. enseignement, armement, changement etc.; ensinamento, armamento, desfiguramento etc.); a associação pode se fundar também apenas na analogia dos significados (ensino, instrução, aprendizagem, educação etc.) ou, pelo contrário, na simples comunidade das imagens acústicas (por exemplo enseignement e justement, ou ensinamento e lento)." (SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. 27. ed. São Paulo: Cultrix, 2006, p.145.)
Assinale a alternativa que corresponde a dicotomia a que o exemplo no excerto acima apresenta, retirado do Curso de Linguística Geral, de Saussure:
Alternativas:
a)Língua e fala; mais especificamente da fala.
b)Significante e significado; mais especificamente do significado.
c)Significante e significado; mais especificamente do significante.
d)Sintagma e paradigma, mais especificamente do sintagma.
e)Sintagma e paradigma; mais especificamente do paradigma.
3)"Nos monemas e signos mais complexos, oposição pode implicar incompatibilidade em certos enunciados: não é possível dizer hoje partirei amanhã. Tanto para os monemas quanto para os fonemas, o fato de eles pertencerem a um mesmo sistema implica oposição, ou seja, escolha exclusiva".
(MARTINET, André. Elementos de Linguística Geral. Tradução de Jorge Morais-Barbosa. 3. ed. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1971, p. 111.)
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I) Para o autor, amanhã, hoje e ontem não pertencem ao mesmo sistema,
PORQUE
II) Amanhã, hoje e ontem não podem ocorrer no mesmo enunciado quando se opõem entre si.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas:
a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.
4)Segundo Martinet (1971), não podemos analisar as unidades da primeira articulação em unidades menores com um sentido. Por exemplo: é o conjunto escola que significa "escola" e não a soma dos eventuais sentidos de cada um dos segmentos em que podemos dividi-lo (es-co-la).
(MARTINET, André. Elementos de Linguística Geral. Tradução de Jorge Morais-Barbosa. 3. ed. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1971, p. 111.)
Alguns autores chamariam a unidade da primeira articulação de signo. Martinet, que trabalha a dupla articulação da linguagem, propôs que se chamasse a unidade mínima da primeira articulação de:
Alternativas:
a)Monema.
b)Fonema.
c)Traço distintivo.
d)Enunciado.
e)Significante.
5)Apesar da concepção de que a linguagem deveria representar o pensamento, alguns linguistas do século XVIII descobriram nas línguas naturais "uma organização autônoma, independente do objeto cuja imagem veiculam". Esse é um tema que retorna, no século XX, numa nova maneira de ver a decomposição da palavra. Alguns dos autores dessa época são: Ferdinand de Saussure e André Martinet na Europa; Leonard Bloomfield e Edward Sapir, na América (Estados Unidos).
Considerando essa questão, estabeleça a relação entre o nome do autor e uma de suas visões ou contribuições para a Linguística moderna, apresentados a seguir:
1. Ferdinand de Saussure
2. André Martinet
3. Leonard Bloomfield
4. Edward Sapir
A. Deve-se excluir a semântica da análise.
B. A língua configura o pensamento.
C. A língua é um sistema fechado.
D. A linguagem se caracteriza por ter uma dupla articulação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da associação:
Alternativas:
a)1-B, 2-A, 3-C, 4-D.
b)1-A, 2-B, 3-D, 4-C.
c)1-D, 2-B, 3-C, 4-A.
d)1-C, 2-D, 3-A, 4-B.
e)1-A, 2-C, 3-D, 4-B.
Respostas
Resposta:
5
Explicação:
1. Ferdinand de Saussure
C. A língua é um sistema fechado.
Segundo Saussure, a língua é um sistema léxico-lógico e gramatical . A linguá possui um caráter potencial na consciência de quem fala a mesma língua.
2. André Martinet
D. A linguagem se caracteriza por ter uma dupla articulação.
Quando expressamos as ideias utilizações da combinação de duas articulações, signos e fonemas, para a formação das ideias.
3. Leonard Bloomfield
A. Deve-se excluir a semântica da análise.
Leonard, em suas considerações, excluía a semântica dos estudos linguísticos.
4. Edward Sapir
B. A língua configura o pensamento.
Alternativa correta é: d)
1-C, 2-D, 3-A, 4-B.
Espero ter ajudado.
Resposta: da questão 2
b) Significante e significado; mais especificamente do significado.
Explicação:
O texto acima aborda temas relacionados ao estudo do signo linguístico, onde o significante e o significado são analisados e melhor compreendidos. Diante desse contexto, o aspecto do significante compreende a área que é armazenada em nosso cérebro com relação ao signo do que está sendo falado.
Já o significado trata do conhecimento que é relacionado ao signo que está sendo abordado, isto é, ao seu significado atribuído.