E por que Vossa Alteza sabe quanto serviço de Deus e de d’el-Rei nosso senhor seja esta denunciação, determinei coligi-la com deliberação de a oferecer a Vossa Alteza a quem humildemente peço me receba, e com tamanha mercê ficarei satisfeito rogando a nosso Senhor lhe dê prósperos e larguíssimos anos de vida, e deixe permanecer seu real estado em perpétua felicidade. Amém”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Historiografia brasileira: uma breve história da história no Brasil é correto afirmar que o autor do trecho acima, Gandavo:
A serve à monarquia, exaltando pessoas e eventos marcantes, no caso o rei português e a conquista do território brasileiro.
B usa sua escrita para defender os nativos que viviam no território e critica as ações da Coroa portuguesa no século XVI.
C desvirtua-se da perspectiva católica e mantém uma escrita com função exclusivamente colonizadora.
D escreve com preocupações científicas e apresenta soluções para problemas que a Coroa enfrentava no século XIX.
E confirma a supremacia da monarquia portuguesa sobre o território brasileiro, excluindo os elementos religiosos e católicos.
Respostas
respondido por:
7
No texto, é possível perceber uma subserviência ao rei português, especialmente pelo linguajar respeitoso utilizado. Portugal até hoje é um país muito religioso, de maioria católica, onde a Igreja sempre foi levada a sério.
Assim, a aceitação de um novo território como presente divino é plausível pela relação da coroa com a Igreja Católica à época, inclusive porque organizações católicas tomaram a frente na colonização (Jesuítas).
A alternativa correta é a A.
respondido por:
1
Resposta:
A resposta correta é a letra A
serve à monarquia, exaltando pessoas e eventos marcantes, no caso o rei português e a conquista do território brasileiro.
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás