• Matéria: Pedagogia
  • Autor: fernandapereira19049
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o excerto abaixo:

No Brasil, a tendência pedagógica tradicional foi adotada por volta do final do século XIX, possuindo características bem peculiares quanto ao processo de ensino e aprendizagem. A escola era caracterizada como o único local onde os alunos poderiam ter acesso aos conhecimentos científicos. Dessa forma, qualquer conhecimento obtido fora da escola não era considerado para o processo de ensino e aprendizagem formal, isso incluía as vivências dos alunos e seus conhecimentos cotidianos.

MENDONÇA, Camila Tecla Mortean; CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá - PR, Unicesumar, 2019.
A partir deste contexto, leia as afirmativas e assinale a alternativa correta.

Alternativa 1:
A tendência tradicional de ensino traz como palavras de ordem a transmissão, memorização, socialização e construção de conhecimentos.

Alternativa 2:
Na tendência tradicional de ensino a escola é o local onde o conhecimento será construído por meio da troca de experiências.

Alternativa 3:
Na tendência tradicional de ensino o professor é o detentor do saber historicamente acumulado, cabe a ele transmitir estes conhecimentos aos alunos.

Alternativa 4:
Na tendência tradicional de ensino o aluno é agente do seu próprio saber, neste sentido, ele participa da construção do conhecimento.

Alternativa 5:
A tendência tradicional de ensino traz como palavras de ordem a imitação, repetição, democracia e conhecimento.

Respostas

respondido por: ingriddaiane55pazjgf
31

Resposta:

ALTERNATIVA C

Explicação:

No Brasil, a tendência pedagógica tradicional foi adotada por volta do inal do século XIX, possuindo características bem peculiares quanto ao processo de ensino e de aprendizagem. A escola era caracterizada como o único local onde os alunos poderiam ter acesso aos conhecimentos cientíicos. Dessa forma, qualquer conhecimento obtido fora da escola não era considerado para o processo de ensino e de aprendizagem formal, isso incluía as vivências dos alunos, seus conhecimentos cotidianos. Os conteúdos trabalhados, nessa escola, constituíam-se dos conhecimentos historicamente acumulados pela sociedade; estes eram transmitidos aos alunos como verdades absolutas, portanto, não poderiam ser contestados. As disciplinas eram tratadas isoladamente, desvinculadas dos interesses dos alunos e da realidade concreta (LIBÂNEO, 1994). Os métodos adotados eram a exposição oral e a reprodução de modelos. Assim, o ensino acontecia por meio da repetição, memorização e reprodução.  

O papel do professor e do aluno era estanque. O professor era o centro do processo educativo: ele era o detentor de todo o conhecimento historicamente acumulado, tendo a responsabilidade de transmitir os conteúdos aos alunos e prepará-los para assumir seus papéis na sociedade. Ao aluno, cabia apenas aprender os conteúdos; após a compreensão deles, cabia ao discente reproduzi-los, tal qual lhes foram ensinados. “O professor tende a encaixar os alunos num modelo idealizado de homem que nada tem a ver com a vida presente e futura” (LIBÂNEO, 1994, p. 64).

pag. 58 e 59


samararj23: pag 59 1 paragrafo
respondido por: Matheusieti
24

De fato a alternativa C está correta.

A tendência tradicional coloca o professor como único pilar na transmissão do conhecimento, e, neste caso, ele utiliza os dogmas da religião para introduzir o aluno acerca desse conhecimento.

Uma característica muito comum nesse modelo de aprendizagem é a passagem do conhecimento religioso para o aluno como uma forma de socialização, não dando espaço para as perspectivas escolanovistas, sendo o aluno apenas um receptor do conteúdo transmitido.

Perguntas similares