Os colonizadores, na África, privilegiavam o mercado externo, pois para facilitar o escoamento de produtos naturais, foi adotado o sistema ferroviário, o qual favoreceu a ligação do:
A - Norte com o sul.
B - Do Egito com com Congo.
C - Do leste com o oeste..
D - Da Etiópia com Nigéria.
E - Do interior com a parte litorânea.
Respostas
Resposta:
Quando pensamos em transporte para ligar um imenso continente como o africano, logo imaginamos trens (bala ou convencional), um belo transporte marítimo, estradas cortando todo o continente e aeroportos grandes e eficientes. Porém, esta não é a realidade do continente mais pobre (não de recursos, mas de investimentos) do planeta. Na África, o transporte é voltado basicamente para a indústria e o comércio, sendo que o transporte público voltado para trabalho ou lazer praticamente não existe, e esta situação agrava mais a precária situação econômica do continente.
INDÚSTRIA E TRANSPORTE
Como o transporte no continente africano está ligado diretamente ao setor industrial e de exportação, não podemos deixar de falar da indústria africana antes de falar no transporte. Todos os países do continente, exceto a África do Sul, fazem parte do Terceiro Mundo, exibem os mesmos problemas que caracterizam os integrantes desse bloco, agravados ainda pelo fato de que em boa parte da África a descolonização ocorreu recentemente.
A indústria africana é uma das mais pobres do mundo, e sua participação na economia do continente se limita a cerca de 26% do PIB, sendo que o setor mais proeminente é o da mineração. Mesmo a grande variedade de matérias-primas, sobretudo minerais, que poderia ser utilizada para promover a indústria africana, é destinada basicamente ao mercado externo.
Explicação:
espero ter ajudado