O DSM-5 tornou-se um dos principais sistemas de classificação, resultando das pesquisas de profissionais de diferentes áreas, os quais trabalharam intensamente revisando evidências sobre a validade dos critérios diagnósticos. Assim, o DSM-5 pode ser considerado “uma fonte segura e cientificamente embasada para a aplicação em pesquisas e na prática clínica” (ARAÚJO; NETO, 2014, p. 68). Mediante as pesquisas realizadas, cabe destacarmos que os Transtornos Geralmente Diagnosticados pela Primeira Vez na Infância ou na Adolescência, os quais fazem parte do DSM-IV, foram substituídos na DSM-5 por Transtornos do Neurodesenvolvimento.
Sobre os Transtornos do Neurodesenvolvimento, classifique V para verdadeira e F para falsa:
( ) Os Transtornos do Neurodesenvolvimento, segundo o DSM-5, é um conjunto de condições que se inicia no período de desenvolvimento do sujeito, geralmente antes do ingresso na escola;
( ) Os déficits característicos do Transtorno do Neurodesenvolvimento vão de limitações específicas na aprendizagem ou no controle de funções executivas a prejuízos em habilidades sociais ou, até mesmo, Deficiência Intelectual, Transtornos da Comunicação, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno de Déficit de Atenção/hiperatividade, Transtorno Específico da Aprendizagem, Transtornos Motores e Outros Transtornos do Neurodesenvolvimento;
( ) Os déficits característicos dos Transtornos do Neurodesenvolvimento envolvem somente a Deficiência Intelectual.
Respostas
respondido por:
4
O julgamento correto é: V, V e F.
O DMS-5 é o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais na sua quinta edição, ele é utilizado para classificar os diferentes problemas mentais, auxiliando no desenvolvimento de pesquisas e do tratamento desses problemas.
Os déficits de transtornes do neurodesenvolvimento podem envolver deficiências sistêmicas, variando entre deficiências físicas, sensoriais, motoras ou de comunicação.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás