A defesa da concorrência busca canalizar as forças de mercado e as estratégias das empresas, para evitar que o processo concorrencial seja restringido por agentes que têm esse poder. Isso significa que não age nos resultados, mas sim, nos meios, e é representada pela política antitruste, que busca reprimir práticas que interfiram no processo de concorrência, e as imposições geradas por ela são em forma de abstenções.
VIEIRA, Marieli. Economia Industrial. Maringá-Pr: Unicesumar, 2019, p.132.
Como são poucas as empresas no oligopólio, não é difícil ter acordos de preços e quantidades, acordos que são indesejáveis aos consumidores e devem ser evitados. São indesejáveis, pois levam a uma produção baixa e a preços altos, ou seja, nesta situação, as empresas se comportam como no monopólio. Por isso, o governo deve coibir acordos entre empresas. Nesse sentido, avalie as afirmativas a seguir.
I. A prática de preços predatórios envolve o estabelecimento de preços abaixo do custo médio variável.
II. O Cartel é uma prática proibida pelo Governo, por prejudicar o consumidor final. Ela implica na realização de acordos de preços e quantidades, aumentando o preço e/ou reduzindo a quantidade ofertada.
III. É considerada infração econômica a prática de venda casada. Essa violação configura-se no condicionamento, subordinação ou sujeição à venda de um bem ou utilização de um serviço à aquisição de outro bem ou ao uso de determinado serviço.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
Alternativa 5:
I, II e III.
Explicação:
respondido por:
1
Resposta:
alternativa I,II,III
Explicação:
PAG 58 DO LIVRO
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás