• Matéria: Sociologia
  • Autor: alexandracavalh1
  • Perguntado 7 anos atrás

No que tange aos alunos surdos, a política educacional inclusiva garante, como direito, o reconhecimento da Libras como meio legal de expressão e comunicação e, como decorrência, o desenvolvimento de práticas de ensino que promovam uma aprendizagem significativa. Sobre a educação de surdos, é correto afirmar que

Selecione uma alternativa:
a)
não é necessário que o professor saiba minimamente a Libras, por ser esta uma língua de uso exclusivo das pessoas surdas.

b)
os alunos surdos não precisam de adaptações curriculares, uma vez que todos são capazes de ler de forma natural.

c)
o professor regente em sala de aula não terá a preocupação de ensinar ao aluno surdo, isto porque o intérprete de

Libras estando presente, fará essa função.

d)
a educação dos surdos, se baseia em experiências viso-espaciais e o aprendizado da Libras ocorre na convivência com a comunidade sinalizante.

e)
O aluno surdo tem direito ao intérprete de Libras no ensino regular, desde que a família arque com as despesas da sua contratação e manutenção.

Respostas

respondido por: Matheusieti
16

A alternativa D está correta.

As línguas de sinais não são construídas por mímicas, elas são analisadas a partir de uma estrutura assim como nosso alfabeto, as mímicas são outro tipo de representação e não se encaixam em LIBRAS, estabelecendo todo um contexto em relação a comunidade surda.

Suas variações dialogam com o espaço, o contexto histórico, o espaço ao redor do indivíduo e a comunicação, reforçando o fato das línguas de sinais não serem superficiais, elas atuam de maneira complexa e por isso se faz necessária a construção de escolar bilíngues, para inclusive alunos não surdos aprenderem melhor sobre.


edmilsonvilaro: tbm acho q é alternativa D
Perguntas similares