• Matéria: Química
  • Autor: isaquef1942
  • Perguntado 7 anos atrás

Por favor me expliquem como resolver esse exer.

A formação frequente de grandes volumes de pirita (FeS2) em uma variedade de depósitos minerais favorece a formação de soluções ácidas ferruginosas, conhecidas como “drenagem ácida de minas”. Esse fenômeno tem sido bastante pesquisado pelos cientistas e representa uma grande preocupação entre os impactos da mineração no ambiente. Em contato com oxigênio, a 25°C, a pirita sofre reação, de acordo com a equação química:


4 FeS2 (s) + 15 O2 (g) + 2 H2O (l) → 2 Fe2(SO4)3 (aq) + 2 H2SO4 (aq)


Para corrigir os problemas ambientais causados por essa drenagem, a substância mais recomendada a ser adicionada ao meio é o


a) sulfeto de sódio.

b) cloreto de amônio

c) dióxido de enxofre.

d) dióxido de carbono.

e) carbonato de cálcio.

Respostas

respondido por: Anônimo
9

Conforme o enunciado o principal problema é a formação de ácido a partir da pirita. O ácido formado é o ácido sulfúrico, bastante prejudicial ao meio ambiente.

Olhando as opções, apenas o carbonato de cálcio, dentre as opções, tem característica básicas (sal básico). Veja que o carbonato de cálcio em solução aquosa forma o íon carbonato:

CaCO₃ ⇒ Ca²⁺ + CO₃²⁻

O íons carbonato consegue reagir com o ácido sulfúrico, formando ácido carbônico, o qual é muito instável e, por isso, acaba por se decompor em CO₂ e água. Veja a reação completa do carbonato de cálcio com ácido sulfúrico:

CaCO₃ + H₂SO₄ ⇒ H₂CO₃ + CaSO₄

O ácido carbônico formado, posteriormente se decompõe:

H₂CO₃ ⇒ H₂O + CO₂

Assim, o sal carbonato de cálcio consegue neutralizar o ácido sulfúrico evitando, assim, que o mesmo seja lançado no meio ambiente.

Resposta é a letra E

Perguntas similares