Questão 3/5 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O método retrospectivo não leva o historiador à busca das ‘origens’. O historiador vai do presente ao passado e retorna do passado ao presente. Passado e presente se determinam reciprocamente. O passado só é apreensível se se vai até ele com uma problemática sustentada pelo presente”.
Considerando o texto acima e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia contemporânea: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre a relação entre passado e presente na Escola dos Annales, assinale a alternativa correta:
A
De acordo com a Escola dos Annales, passado e presente são realidades diferentes e cindidas, sem relação.
B
A Escola dos Annales acreditava que cabia ao historiador, no presente, deixar o passado falar por si, sem interferência no conteúdo das fontes que deveria ser revelado, jamais questionado.
C
O passado só seria útil à Escola dos Annales caso os elementos pinçados se encaixassem no projeto acadêmico-político do(a) historiador(a).
D
O ponto a partir do qual o(a) historiador(a) indaga o passado é o presente, e por isso urge que conheça esse presente para que a interlocução entre quem investiga, de onde investiga e suas hipóteses sejam claras.
E
A relação entre passado e presente é de causa e consequência para os Annales, em consonância com a metodologia importada da Física, adotada por essa corrente de pensamento.
Me ajudem por favor.
Respostas
Resposta:
D
Explicação:
A resposta correta é a D, pois, de acordo com o movimento dos Annales o historiador, sujeito de seu tempo, questiona o passado a partir de questões do presente.
O texto analisa a relação entre passado e presente para a perspectiva historiográfica, do método histórico e do ofício do historiador. Compreende-se, pois, que se deve partir do presente para indagar o passado e, a partir disso, levantar hipóteses na interlocução entre esses dois processos. Assim, a alternativa adequada é a D.
O que é Escola de Annales?
A Escola de Annales foi um movimento historiográfico do século XX influenciado por concepções das Ciências Sociais. Estes métodos passaram a ser incorporados à História, estimulando a contraposição à história tradicional. Foram representantes da primeira fase da Escola de Annales Marc Bloch e Lucien Febvre.
Continue estudando sobre História em: brainly.com.br/tarefa/19457881
#SPJ2